Galadriel, interpretada por Cate Blanchett nos filmes de O Senhor dos Anéis, era uma personagem bem diferente da elfa vivida por Morfydd Clark em Os Anéis do Poder, série do Amazon Prime Video. Mas será que há um motivo prático para esta diferença entre a mesma personagens em momentos diferentes da Terra-Média?
++ Leia também: tudo o que você queria saber sobre os Anéis do Poder
++ Quais personagens do filme O Senhor dos Anéis reaparecem na série?
Primeiramente, vale lembrar que esta é uma Galadriel mais jovem, logo menos sábia e bem mais impulsiva do que sua versão cinemtográfica e nos livros. Além disso, o próprio JRR Tolkien deixou um caminho no ar na mitologia de O Senhor dos Anéis para que a elfa fosse realmente uma espadachim inigualável.
A turma do Projeto Tolkien deu a letra. No capítulo 4 de Contos Inacabados, Christopher Tolkien, o filho do escritor, aponta que “não há nenhuma parte da história da Terra-média mais repleta de problemas que a história de Galadriel e Celeborn, e deve-se admitir que há graves inconsistências ‘embutidas nas tradições’”. Ou seja, o autor deixou muitos pontos em aberto e jamais excluiu esse ponto de vista de uma elfa guerreira. O único fato é que ela existe desde o nascimento do mundo tolkieano, sendo uma personagem que amadureceu e mudou nos séculos e milênios que lutou contra Sauron até assumir uma posição de liderança entre os elfos que seguem n Terra-Média.
O escritor chegou a descrever a jovem Galadriel com “a disposição de uma amazona”. Em A Natureza da Terra-Média na página 404, Tolkien diz: “Galadriel era filha de Finarphin, filho de Finwë, primeiro rei dos Noldor. Era chamada de Nerwen, ‘donzela-homem’, por causa de sua força e estatura, e de sua coragem”. O que você acha?