‘Pinóquio’ não inova, mas é bonitinho

Filme de Zemeckis tem recebido críticas negativas, mas não é perda de tempo.

Um dos grandes lançamentos desse Disney+ Day (8) foi Pinóquio (Pinocchio), o remake em live action da animação de 1940 inspirada no livro As Aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi. Uma vez que a animação original é tão icônica, não só para o estúdio, mas para a história do cinema, é natural que a espectativa de um remake causasse comoção. E embora não seja magnífico, foi legal ver algumas passagens serem ressignificadas.

Com roteiro de Chris Weitz e Robert Zemeckis e direção de Zemeckis, o filme foi feliz em não ser uma simples transcrição linha por linha da animação. Novas canções compostas por Alan Silvestri e Glenn Ballard se somaram a trilha clássica e vencedora de um Oscar composta por Leigh Harline e Paul J. Smith para enriquecê-la. Uma insinuação de um passado triste de Geppetto (Tom Hanks) serviu para dar uma motivação mais contundente à criação de um boneco de madeira que parecesse um menino de verdade. O que deixou o início mais emotivo sem torná-lo melancólico. A propósito, o ator está tão fantástico quanto irreconhecível no personagem.

Vários detalhes e até aspectos maiores são capazes de deixar qualquer disneymaníaco com os olhos brilhando. Desde os relógios cuco de Geppetto que são um verdadeiro paraíso de easter eggs até trocadilhos, que os tradutores foram felizes na hora de adaptar. A Fada Azul de Cynthia Erivo difere muito daquela da animação, em aspecto e personalidade. O que de forma alguma é um demérito, pelo contrário! Zemeckis convidou Erivo pessoalmente para o papel porque a queria como Fada Azul. E quando você a vê no filme é fácil entender o motivo, principalmente quando canta a belíssima If You Wish Upon a Star. De arrepiar! Uma pena que a personagem só tenha uma cena.

Algumas outras mudanças foram necessárias, pois, mesmo sendo uma história bonita com belas mensagens, algumas coisas envelheceram mal. Por exemplo, na Ilha dos Prazeres as crianças não fumam e em vez de cerveja bebem rootbeer, que apesar do nome geralmente não contém álcool. Sim, na animação charutos e cervejas eram mostradas como ruins para crianças. Mas agora a cena foi rodada com crianças de verdade, então não tinha como manter igual. Outras mudanças foram feitas para garantir dinamismo e 30min a mais de filme sem parecer encheção de linguiça, objetivo que foi alcançado.

Poucos personagens foram acrescentados, e talvez quem mais chame a atenção seja a marionetista Fabiana (Kyanne Lamaya). Além de ser a única pessoa além de Geppetto a ser gentil com Pinóquio (Benjamin Evan Ainsworth), ela traz beleza a um momento sombrio e ajuda a ressignificar a principal mensagem da história. Falando em ressignificar, Weitz e Zemeckis foram felizes em fazer um desfecho inspirado no final alternativo da animação (se não sabe do que estou falando, pode conferir nos extras no Disney+). Sendo ainda mais emocionante e inspirador que o original.

Deixei meus comentários sobre Pinóquio e o Grilo Falante (Joseph Gordon-Levitt) para o final pois tenho críticas mistas. As vozes dos atores casaram perfeitamente, e quanto a suas interpretações não há o que discutir. Suas personalidades se mantiveram fiéis ao cerne da obra, mas com um notável amadurecimento crescente para o primeiro e um raciocínio rápido para o segundo que só contribuíram. O problema é o mesmo de outras partes: o CGI. Embora seja compreensível o porquê de terem mantido o visual original dos personagens, uma vez que se tornaram tão marcantes, não ficaram muito bem em 3D. Em diversos momentos Pinóquio se assemelha mais a um boneco de biscuit, pouco importando que nos closes os “veios da madeira” se tornassem visíveis. O Grilo ficou simplesmente estranho. E nem quero falar das cenas no mar.

Enfim, sem entrar na discussão sobre os remakes live action da Disney serem desnecessários, Pinóquio é uma mostra de que menos é mais. Já que não precisou de grandes alterações para transmitir algo novo. E como alguém que cresceu assistindo a animação de 1940, acredito que apesar das avaliações negativas o novo filme tem algo bom a ser passado para as próximas gerações. Basta ler nas entrelinhas.

Nota: 8

Confira o trailer:

 

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