A indicação de um filme brasileiro costumava ser um momento de consenso nacional. Costumava. Após o longa nacional Democracia em Vertigem ser indicado ao Oscar, o PSDB atacou a indicação na categoria “Melhor Documentário” pelo twitter. Abaixo um print:
O ataque representa não só um conflito com um momento positivo do cinema nacional mas também a própria história do PSDB. Foi durante o governo Fernando Henrique Cardoso, membro fundador do partido, que o Brasil viveu o período conhecido como Retomada. Na época, o governo federal voltou a criar condições para o desenvolvimento da indústria de cinema e TV, gerando uma indústria que gera empregos, dinheiro para o Brasil e, talvez, mais uma premiação.
Após perder as eleições nas urnas em 2014, Aécio Neves, então presidente do PSDB, contestou o resultado e passou a atacar o governo. Em um efeito dominó, o partido, ao lado de setores do Ministério Público, vice-presidente Michel Temer e do então presidente da Câmara Eduardo Cunha conspiraram para retirar a presidente Dilma Rousseff do cargo e forçar o Brasil a uma onda de conservadorismo e perda de direitos. Democracia em Vertigemm traça a cronologia dos fatos e mostra como todo o processo enfraqueceu a democracia do Brasil para fortalecer seus articuladores.
Não deixe de curtir a nossa página no Facebook e nos seguir no instagram. Saiba mais sobre as produções da Netflix aqui no POPOCA.