Há tempos não via uma safra tão boa de filmes sendo indicados para o Oscar: um diagnóstico animador, lembrando que de 2010 para cá a Academia deu seu prêmio principal para longas esquecíveis como O Discurso do Rei, O Artista, Birdman e Green Book. Desta vez, posso dizer que há pelo menos cinco filmes muito bons disputando a estatueta de Melhor Filme: Parasita, Era uma Vez em Hollywood, História de um Casamento, 1917 e Adoráveis Mulheres.
O grande favorito da noite, por ter vencido o Bafta, o Globo de Ouro e os prêmios dos sindicatos dos diretores e dos produtores, é 1917 (sobre o qual escrevi aqui). E, embora meu filme predileto seja Parasita, vencedor da Palma de Ouro de Cannes, do mestre Bong Joon-Ho (diretor dos também excelentes O Hospedeiro e Memórias de um Assassino), cravarei neste bolão aqueles que penso que serão os vencedores, não necessariamente os que mereceriam ganhar o Oscar. Por mim, por exemplo, Adam Driver e Scarlett Johansson seriam premiados por suas atuações em História de um Casamento; não haverá, porém, surpresas aqui: os quatro vencedores das categorias de atuação serão os mesmos quatro atores que levaram os prêmios no Globo de Ouro, SAG e Bafta.
As categorias mais desafiadoras deste bolão, pra mim, são as de Roteiro Adaptado (boa disputa entre Jojo Rabbit e Adoráveis Mulheres), Design de Produção (prêmio que será decidido no photochart entre Era uma Vez em Hollywood, 1917 e Parasita), Longa de Animação (embora tenhamos Pixar e Toy Story 4 no páreo, Klaus ganhou o Annie, a maior premiação dedicada a desenhos animados) e Documentário (categoria que costuma ser pródiga em zebras, não descarto nem mesmo a vitória de Democracia em Vertigem, embora o favoritismo seja de American Factory, produzido pelo casal Obama).
Enfim, seguem abaixo os meus 24 palpites, na expectativa de superar meu recorde pessoal (em 2014 acertei 21 palpites, em 2012 foram 19 acertos). A cerimônia do Oscar 2020 começa a partir das 22:00, horário de Brasília, neste domingo, dia 9/2, e estarei no Twitter (@inagaki), aquela mesa de bar virtual, acompanhando em tempo real a premiação.
Filme: 1917
Diretor: Sam Mendes (1917)
Atriz: Renee Zellweger (Judy)
Ator: Joaquin Phoenix (Coringa)
Atriz Coadjuvante: Laura Dern (História de um Casamento)
Ator Coadjuvante: Brad Pitt (Era uma Vez em Hollywood)
Roteiro Original: Parasita
Roteiro Adaptado: Jojo Rabbit
Fotografia: 1917
Figurino: Adoráveis Mulheres
Edição: Parasita
Maquiagem & Cabelo: O Escândalo
Design de Produção: Era uma Vez em Hollywood
Trilha Sonora: Coringa
Canção Original: “I’m Gonna Love Me Again” (Rocketman)
Edição de Som: 1917
Mixagem de Som: 1917
Efeitos Visuais: 1917
Documentário: Honeyland
Filme Internacional: Parasita
Longa de Animação: Toy Story 4
Curta de Animação: Hair Love
Curta-Metragem: Brotherhood
Documentário em Curta-Metragem: Learning to Skateboard in a Warzone