Ao falar da inspiração para Adolescência, o co-criador Stephen Graham já havia dado uma pista. Ao mencionar um caso e que, em seguida,“aconteceu de novo, e de novo, e de novo”, o ator e co-produtor da série Netflix indicou que mais de um caso havia inspirado a produção. Mas quais seriam?
++ Leia também: explicamos o final da produção
++ Confira nossa resenha da minissérie Netflix
++ Escolas de atuação criticam falta de reconhecimento
Embora não haja confirmação oficial, as declarações de Graham em entrevistas como a que deu ao Radio Times parecem dar mais indicações:
“Houve um incidente em Liverpool, uma jovem garota, e ela foi esfaqueada até a morte por um jovem garoto. Eu só pensei, por quê? Então teve outra jovem no sul de Londres que foi esfaqueada até a morte em um ponto de ônibus. E teve essa coisa no norte, onde aquela jovem Brianna Ghey foi atraída para o parque por dois adolescentes, e eles a esfaquearam. Eu só pensei, o que está acontecendo? O que é isso que está acontecendo?”
E nossa equipe de reportagem apurou e descobriu três vítimas no Reino Unido que teriam chocado Graham. São elas: Ava White, Elianne Andam e Brianna Ghey. Mas o que teria acontecido a cada uma delas?
Caso Ava White inspirou Adolescência

No que parece ser a grande inspiração da série, a história de Ava White é trágica e ocorre em Liverpool. Ela tinha apenas 12 anos quando foi assassinada. E tudo começou no Snapchat, assim como ocorre com a vítima de Adolescência.
Segundo a BBC, a adolescente foi assassinada no natal, no dia 25 de novembro de 2021. Seu assassino era outro adolescente de apenas 14 anos que usou uma faca com lâmina de 7.5 cm. O motivo teria sido uma rixa entre grupos de colegas de escola. Um vídeo de Ava teria sido republicado no Snapchat (a rede social permite filtrar quem assiste o vídeo e o tempo que fica disponível) e isso teria gerado uma ameaça de seu grupo de amigos. O assassino teria se encontrado com ela e afirmou que queria apenas ‘assustá-la’ para defender seu colega, mas segundo sua turma ele teria sorrido depois do crime e tirado selfie com os amigos que viram tudo.
O seu nome não foi revelado pelo juiz que julgou o caso já que ele é menor de idade. Horas depois, a polícia o prendeu e o algoz teria dito a mãe que “não iria para a prisão”. Porém, o adolescente mudou a versão várias vezes. Ele disse ao tribunal que mentiu para a polícia porque achava que “sairia impune”, acrescentando: “Estava com medo de ir para a cadeia”. Ele foi sentenciado culpado e recebeu prisão perpétua, mas poderá pedir liberdade condicional ao completar 13 anos na cadeia.
Além das semelhanças com a série, o caso chocou profundamente a Inglaterra e o Reino Unido. Ava White chegou a ser homenageada por jogadores durante a Premier League e o caso recebeu muita atenção da imprensa britânica.
Brianna Ghey também caiu em uma armadilha

O que mais surpreende no assassinato de Brianna Ghey talvez seja o fato que seus assassinos – dois adolescentes de 15 anos – acreditaram que matariam a jovem de 16 anos e sairiam impunes. Ela era uma jovem transgênero e foi foi esfaqueada 28 vezes em plena luz do dia no Parque Linear Culcheth, no condado Cheshire, no Reino Unido, em 11 de fevereiro de 2023. Vale lembrar que em Adolescência, Jamie (Owen Cooper) esfaqueia sua vítima sete vezes.