‘Os Tênis Encantados’ traz nova perspectiva para conto clássico

Um garoto com um sonho é protagonista de releitura da “Cinderela” em filme do Disney+.

Cinderela é certamente um dos contos de fadas mais adaptados, provavelmente pela facilidade de encaixá-lo em diversos lugares e tempos. E versões contemporâneas da história não são exatamente novidades, mas Os Tênis Encantados (Sneakerella) inova ao inverter os gêneros de seus protagonistas.

++ Leia também: Sombras e Fadas a venda com cartão-brinde

El (Chosen Jacobs) vive e trabalha com o padrasto (Bryan Terrell Clark) na sapataria da família no Queens. Da sua mãe ele herdou o amor pelos tênis, e deseja um dia ser um grande designer. Ironicamente, na fila de um evento de lançamento, ele acaba conhecendo Kira King (Lexi Underwood), considerada a princesa da realeza dos tênis. E junto com sua grande oportunidade pode nascer um grande amor, mas nada será tão fácil.

Visivelmente feito para o público jovem, Os Tênis Encantados é um filme leve com todos os elementos que agradam sua audiência. Sendo uma comédia musical que se passa no Queens e que tem em seu cerne a cultura dos tênis (ou sneakers, se preferir), foi um grande acerto fazer uma trilha original repleta de RAP e Hip Hop. Há ainda espaço para um belo cover de A Dream Is a Wish Your Heart Makes, da animação da Disney de 1950, cantada pelo casal protagonista. E, diga-se de passagem, não é a única referência ao clássico do estúdio. Apesar de a trilha não ser exatamente algo que dê vontade de sair cantando por aí, condiz com a trama e tem seus momentos.

Os Tênis Encantados

Como ponto positivo, o filme consegue traduzir para seu mundo os elementos do conto original com sucesso. Certo, o sapatinho de cristal já virou tênis antes. E a carruagem de abóbora já foi substituída por um carro em outras ocasiões. Mas agora tudo isso está do lado do garoto. Além da inversão de gêneros, o filme também ganha pontos pela representatividade com personagens negros, latinos, asiáticos e até LGBT.

A fada madrinha é meio que a vizinhança toda, tendo como principais representantes o vizinho Gustavo (Juan Chiorian) e a melhor amiga Sami (Devyn Nekoda). A propósito, embora pudesse ser melhor desenvolvida, a personagem é responsável por boa parte do humor. Ah, o filme contém alguns efeitos que contribuem com a sensação de fantasia.

Mas infelizmente a trama não conseguiu fugir de alguns clichês. Como os irmãos de criação com comportamento infantilizado. Porém, por serem elementos integrantes do conto original, podem ter sido escolhas intencionais. Por outro lado, acertaram em não fazer do padrasto um cara asqueroso. Apenas alguém que endureceu e deixou de sonhar pelas perdas e faltas de oportunidade, mas capaz de se redimir.

Os Tênis Encantados foi escrito por David Light, Mindy Stern, George Gore II e Joseph Raso, e dirigido por Elizabeth Allen Rosenbaun. O filme estreou no Disney+ na última sexta-feira (13), e pode ser um bom entretenimento familiar para os dias frios que estão por vir.

Nota: 7,5

Confira o trailer:

 

Arquivos

Leia Mais
Por que será que Cersei está sorrindo?
A carta de Lena Headey para Freddie Mercury
Verified by MonsterInsights