Aprenda a escrever seu próprio livro
Na última terça-feira, o candidato a ditador presidente Jair Bolsonaro citou um livro da Companhia das Letras, Aparelho Sexual e Cia., como prova de uma suposta ideologia de gênero. Ou seja, usou um termo que extremistas e reacionários usam para designar toda e qualquer conversa sobre educação sexual nas escolas. Faz sentido atacar livros?
O livro citado na entrevista do JN foi publicado pelo nosso selo jovem. Infelizmente está fora de catálogo, mas nos orgulhamos da publicação pic.twitter.com/Ig7NNYKbnR
— Companhia das Letras (@cialetras) August 29, 2018
Melhor respondeu o blog Sopa de Letrinhas, da editora. Com um post Quem tem medo de falar sobre sexo? O espaço comenta:
Que falar com os jovens sobre sexo, muni-los com o máximo de informações corretas, é necessário e fundamental é ponto passivo. A maneira de fazê-lo é escolha de cada um; e o nosso compromisso como editores é disponibilizar todas aquelas que são pertinentes e compromissadas com a verdade — um valor que não parece estar em alta em certas campanhas eleitorais.
Aparelho Sexual e Cia. não está sendo vendido. Aliás, isto é uma pena (e tomara que essa menção faça a editora se animar em relançá-lo). Sua história deveria ser motivo de orgulho, não de vergonha. Afinal, foi publicado em dez línguas e vendeu mais de 1,5 milhão de exemplares no mundo. Depois, deu origem a uma exposição, aberta ao público, em Paris. E ainda viajou por sete anos pela Europa, sem nenhum tipo de crítica.
Vídeos
O personagem principal também está em uma animação que não gerou nenhum tipo de polêmica. O mundo está errado e o candidato certo?
Aliás, até uma exposição para crianças de 9 a 14 anos o universo gerou. E isso lá na Europa não houve problema nenhum…
Se você tem filhos, converse com ele sobre as diferenças entre homens e mulheres. E sobre tudo que tiver curiosidade. Na dúvida, procure um pedagogo para saber a melhor abordagem. Não falar, não mantém inocência. Falta de conversa só leva a ignorância e distância. Inclusive, sem defender crianças.
Leia também
Livro exibido por Bolsonaro no Jornal Nacional nunca foi comprado pelo MEC
Este aqui é o livro “misterioso” que o Bolsonaro levou ao Jornal Nacional
Escritora comenta ataques a livro a livro