O surgimento dos Pés-Peludos (em inglês, Harfoots) em Os Anéis do Poder levou muita gente a concluir que a raça são simplesmente os Hobbits com outro nome, devido às diferenças. Mas não é bem assim. O mais correto é dizer que são raças do universo concebido por JRR Tolkien, mas com uma conexão genética entre si. Ou seja, os Pés-Peludos são antepassados de Bilbo & cia e os livros validam isso.
Tolkien criou três raças milênios antes dos avós de Frodo: Cascalvas, Grados e… Os Pés-Peludos! Com o tempo, essas raças se misturaram e se tornaram os Hobbits como os conhecemos. Nori Brandfoot e seus parentes são descritos como ainda menores que Bilbo e afins além de não terem o hábito de cortar cabelos e terem proximidade com os anões. Eles viveram nas Montanhas Nebulosas, no Vale do Anduin. Até a Terceira Era eles migram para o Oeste antes de desaparecerem enquanto raça.
Curiosamente, os Grados (em inglês, Stooors) já apareceram em live action sem que você soubesse. Trata-se da raça a qual pertencia um certo Smeágol, que se tornaria Gollum e aparece rapidamente no prelúdio do filme O Retorno do Rei. A princípio, são mais fortes e grandes que nossos amigos de Os Anéis do Poder e são fisicamente muito parecidos com os humanos exceto pela altura. Antes de se misturarem às demais e virarem hobbits eram amigos dos homens.
Embora não tenhm aparecido da mesma forma, os Cascalvas surgem na árvore genelógica de personagens como Bilbo e Frodo. Será que os veremos na série da Amazon Prime Video?