Os Flintstones foi uma série de TV que atravessou gerações, especialmente no Brasil. Afinal, se nos Estados Unidos foi transmitida mais entre 1960 e 1965, por aqui a animação da Hanna-Barbera encantou as crianças dos anos 80. No mundo inteiro há uma estimativa de centenas de milhões de crianças terem visto com mais de vinte idiomas traduzidos. Nem mesmo um filme live-action fez o seriado original ser menos divulgado.
++ Como o nascimento de Pedrita parou a TV
++ Oito coisas sobre Os Jetsons que você não havia reparado
Com tudo isso, talvez surpreenda que haja coisas que não notamos em uma produção tão simples. Porém, houve bastante coisas que as crianças brasileiras não viram ou não notaram. Listamos algumas aqui para você. Confira:
Era original, mas se inspirou…
Os Flintstones foi muito baseada em uma série de sucesso dos Estados Unidos chamada The Honeymooners (foto acima), exibida quase dez anos antes e que era centrado na vida da classe trabalhadora. A trama sempre falava das más escolhas do motorista de ônibus de Nova York Ralph Kramden (Jackie Gleason), sua esposa Alice (Audrey Meadows) e seu melhor amigo Ed Norton (Art Carney), em dilemas absurdos que mostravam tom cômico, mas também abordavam questões mais sérias como direitos das mulheres.
A produção durou bem menos que Os Flintstones e teve apenas 39 episódios e uma temporada no ar, mesmo sendo tão marcante. The Honeymooners também inspirou Os Simpsons e outras séries de TV mesmo com pouco tempo no ar. A semelhança levou os criadores a repetirem várias vezes que houve uma inspiração, mas não uma cópia. O que é verdade, vale dizer. Curiosamente, a produção chegou a contratar um roteirista da série live action, mas seu trabalho não foi bem avaliado.
Coincidência ou não, o ônibus que Kramden dirigia era da Gotham Bus. Seria um fã de Batman?
O nome deles quase foi outro
Flintstones quase foram Flagstones. Só que já havia uma tira de quadrinhos nos anos 60 com este nome, o que obrigou a uma mudança. Foi tudo tão em cima da hora, que a produção teve que gravar outro episódio piloto tornando o original quase uma lenda urbana. Apenas em 1994, quase quarenta anos depois, o Cartoon Network trouxe o episódio dos Flagstones ao ar.
Quem inventou “yabba dabba doo”?
O grito foi originalmente criado por Alan Reed, primeiro dublador de Fred Flintstone. Não havia nada no roteiro e surgiu durante as gravações.
Betty & Barney sofreram por… Problemas de fertilidade
Parece meio surreal e não me recordo de ter passado no Brasil, mas durante algum ponto em Os Flintstones , Barney e Betty sofreram por não conseguirem ter filhos como Fred e Wilma. Sim, isso mesmo que você leu: uma animação dos anos 60 que fala sobre adoção e esterilidade, temas que ainda são cercados de tabu, mais de 60 anos depois.
A trama foi exibida pela primeira vez em fevereiro de 1963. Após Wilma dar a luz a pequena Pedrita, o casal Rubble lamenta sua má sorte e deseja a uma estrela cadente que possam ser pais algum dia. Na manhã seguinte, o pequeno Bam Bam é deixado na porta de sua casa. A trama ainda continuou mostrando como o casal tornava a adoção legal, o que só foi obtido no último minuto.
Pedrita seria Pedrito?
Originalmente, os criadores pensavam em Fred e Wilma como pais de um menino. Só que internamente, alguém do merchadising ligou quando soube de gravidez e avisou que teria uma grande ideia para um brinquedo que venderia milhões caso fosse uma menina. “É uma menina”, rapidamente mudou Joe Barbera.
Na sequência, uma boneca de Pedrita vendeu milhões. Fato digno da quarta temporada da série The Toys That Made Us.
Havia Natal na Idade da Pedra ou era distopia?
Essa aqui talvez esteja mais na memória dos brasileiros… Especiais de Natal eram comuns em Os Flintstones , embora a Idade da Pedra tenha ocorrido milênios antes do nascimento de Jesus Cristo. Será que foi uma licença poética ou havia algo mais?
Os fãs achavam que sim e teceram uma teoria curiosa em que a animação não se passava em um passado distante mas em um futuro possível, onde um apocalipse destruiu a sociedade como conhecemos e deixou aos sobreviventes a opção de sobreviver com o que havia em mãos. Ou seja, pedras e granito. Claro, que seguindo essa teoria podemos considerar que… Os Jetsons poderiam ter vindo antes de Fred & cia. E será que George Jetson teria algo a ver com a distopia?
Fumantes inveterados
A publicidade brasileira e mundial hoje tem regras rígidas sobre propaganda voltada para crianças. Tudo foi uma conquista da sociedade, mas naqueles tempos era outra coisa e foi muito normal personagens infantis como você confere no vídeo quase publicitário acima, em que Barney e Fred dissertam sobre as qualidades da nicotina da Winston Cigarrettes, um habitual patrocinador da TV norte-americana. À época não havia muita preocupação em deixar claro o que era publicidade e o que era série.
E por que você nunca viu isso? Nos anos 70 o Congresso Norte-Americano impôs restrições mais severas e várias referências publicitárias foram extraídas. Vale lembrar que décadas depois o cigarro ainda é um produto de consumo fortíssimo e mata milhões de pessoas por câncer. Clique aqui para saber como largar.
Eles dormiam juntos antes de todo mundo!
Fred e Wilma foram um dos primeiros casais a aparecerem juntos numa cama, ainda que sem uma referência claramente sexual. E foram o primeiro casal em um desenho animado. A gente até pensa se Os Flintstones era tão ousado, como tantas crianças que assistiram ficaram tão quadradas?
Fica a reflexão.