Recentemente entrou no catálogo do Amazon Prime Video o filme nacional O Sonho de Rui – Um Braddock Possível. Trata-se de uma produção independente e de baixo orçamento realizada em 2019, e que vale a pena conferir.
Seis meses após a morte do pai, Rui (Pedro Monteiro) tenta vender o apartamento de alto padrão que herdou. Isso porque precisa do dinheiro para realizar seu sonho de produzir e estrelar um remake de Braddock – O Super Comando. O problema é que além de não ter muito entusiasmo para mostrar o imóvel, Rui se ofende facilmente com qualquer comentário que pareça dizer respeito a seus cabelos ruivos. Também não tolera piadas sobre seu ídolo maior, Chuck Norris. E a cada visita ele parece ficar mais longe de seu sonho.
Dirigido por Cavi Borges e Ulisses Mattos (este também roteirista), o filme possui uma trama simples. Acontecendo praticamente todo dentro do tal apartamento, a sensação é de estarmos assistindo uma peça de teatro. E na verdade, descobri em pesquisas que O Sonho de Rui é considerado um spin-off do espetáculo Os Ruivos, onde Monteiro interpretava o mesmo personagem.
Classificado como comédia dramática, há momentos em que a trama parece caminhar para o triller psicológico. Especialmente quando Rui se lembra do bullying que sofreu na infância, e quando limpa freneticamente a ferrugem que se espalha por seu apartamento como uma praga. Porém, a intenção é tratar das chacotas que os ruivos sofrem com leveza e humor. E apesar de os comentários tentando comparar o preconceito contra ruivos com racismo soarem absurdos, combinam com a personalidade de alguém que é quase infantil.
O Sonho de Rui não é um filme superdivertido e nem daqueles que provocam dias de reflexão. E talvez não agrade a todos. Mas possui uma trama bem montada e original, e merece uma chance.
Nota: 7
Confira o trailer: