O que houve com os Ents na Terra-Média?

"Os Anéis do Poder" pode responder a esta questão

Nos livros de O Senhor dos Anéis conhecemos os Ents, criaturas que parecem árvores mas são capazes de andar e falar além de serem donas de incrível poder. Todas são representadas por um certo Barbárvore, guardião da floresta de Fangorn no final da Terceira Era e que ajuda os hobbits a derrotarem Saruman.

++ Leia também: Conheça o novo filme da franquia O Senhor dos Anéis

Infelizmente, Barbárvore revela que as Ents ou, simplesmente, Entesposas não estão mais entre eles. O motivo jamais é revelado e este desaparecimento os condena a extinção. O que teria acontecido? E será que Os Anéis do Poder vai revelar este mistério?

Ents vivem na Terra-Média quase no mesmo período dos elfos, que foram as primeiras criaturas vivas desse mundo. “Desde o início, havia Ents masculinos e Ents femininas. Em algum momento da Segunda Era, não sabemos exatamente quando, os Ents masculinos e as femininas seguem caminhos separados. Os machos cuidam das florestas grandes e frondosas. Já as fêmeas ficam fascinadas por plantas menores e pela agricultura, sendo as responsáveis por transmitirem aos Homens tudo o que sabem”, dizem os escritos de JRR Tolkien. Tudo o que sabemos é que as Entesposas sumiram como diz o livro As Duas Torres, quando Barbárvore conta brevemente aos hobbits Merry e Pippin a história de sua raça e os suplica que lhe avisem se esbarrarem com elas.

De acordo com o Adoro Cinema, anotações do próprio Tolkien deixavam claro que sua extinção ocorreria justamente no período de Os Anéis do Poder. “Acredito que as Entesposas desapareceram para sempre, tendo sido destruídas com seus jardins na Guerra da Última Aliança (Segunda Era, 3429 – 3441), quando Sauron queimou suas terras contra o avanço dos Aliados [no rio] Anduin. Elas sobreviveram apenas na ‘agricultura’ transmitida aos Homens (e Hobbits). Algumas, é claro, podem ter fugido para o leste ou até mesmo se tornado escravas”, revelou o escritor em cartas.

Será que finalmente teremos uma resposta que seja canônica, ao menos no audiovisual?

Arquivos

Leia Mais
‘The Dark Lord Clementine’: a história de Morcerous
Verified by MonsterInsights