O Hóspede Americano: Uma aventura histórica no coração da Amazônia

Dois homens movidos por seus ideais.

Na baila de trazer à tona acontecimentos desconhecidos ou quase esquecidos, vem uma minissérie sobre dois homens que muitos jamais imaginariam que se conheceram. Trata-se de O Hóspede Americano, dirigida e corroteirizada por Bruno Barreto em parceria com Matthew Chapman.

Entre 1913 e 1914 aconteceu a Expedição Científica Rondon-Roosevelt. Liderada pelo então Coronel Cândido Rondon (Chico Diaz) e o ex-Presidente americano Theodore Roosevelt (Aidan Quinn), a expedição viria a desbravar e mapear o chamado Rio da Dúvida. Este era o único rio não mapeado do Brasil, e veio a ser batizado de Rio Roosevelt em homenagem ao presidente.

O engraçado é que mesmo Roosevelt tendo escrito um livro sobre a jornada (publicado por aqui como Nas Selvas do Brasil e Na Selva Brasileira), o fato é pouco conhecido. Tanto por brasileiros como por americanos. Na verdade, como bem mencionaram Quinn e Diaz em entrevista, as duas personalidades são pouco lembradas em seus países. O que é uma pena, já que ambos foram grandes homens que fizeram muito por seus países.

Inicialmente planejada como um filme, O Hóspede Americano mostra em quatro episódio a jornada e as complexidades de Rodon e Roosevelt. Num tempo de extremos como o nosso, é quase poético ver dois homens que em todas as suas diferenças conseguiram se entender em seus ideais.

A minissérie foi totalmente rodada no Brasil, inclusive as cenas que se passam nos Estados Unidos. Todo o trabalho de cenografia, caracterização e figurino é tão maravilhoso quanto o roteiro e as atuações. Minha única queixa é que só temos flashbacks de Roosevelt, principalmente de seu mandato como presidente. Fato até compreensível, uma vez que o título é “O Hóspede Americano” e não “O Anfitrião Brasileiro”. Porém, acredito que seria igualmente bom termos oportunidade de conhecer mais sobre Rondon também. Quem sabe futuramente Barreto não produz um filme ou série biográfica com Diaz reprisando o papel?

Filmada totalmente antes da pandemia de Covid-19, os episódios foram exibidos/disponibilizados semanalmente entre 26 de setembro e 17 de outubro na HBO e HBO Max. No elenco também estão Dana Delany, Chris Mason, Jeff Pope, Gene Jones, Trevor Eve, Theodoro Cochrane e João Côrtes.

Nota: 8,5

Confira o trailer:

 

Arquivos

Leia Mais
The Sandman: série da Netflix encerra filmagens