‘O Feiticeiro da Montanha de Fogo’ era lançado há 40 anos

Livro-jogo foi uma paixão de gerações sedentas por aventuras

Em 27 de agosto de 1982, há exatos 40 anos, livrarias do mundo vendiam O Feiticeiro da Montanha de Fogo pela primeira vez. Com uma capa  que atravessou gerações de Peter Andrew Jones e artes internas de Russ Nicholson, o livro-jogo trazia uma aventura de Steve Jackson e Ian Livingstone sobre um herói em busca de um misterioso tesouro. A sua aventura começava ali.

++ Leia também: empresa processa Netflix por Bandersnatch

“As lendas dizem que a Montanha de Fogo esconde um tesouro incrível. O único que pode encontrá-lo é você, que assume o papel de um herói aventureiro disposto a enfrentar monstros e armadilhas terríveis em busca de fama e fortuna. E, de quebra, derrotar o maléfico feiticeiro e evitar que um grande mal se espalhe pelo continente de Allansia”, dizia o livro-jogo.

O próprio Livingstone lembrou a data nas suas redes sociais. Confira:

O Feiticeiro da Montanha de Fogo e o selo Aventuras Fantásticas acabou introduzindo muita gente no mundo do jogo de interpretação. Trazendo a possibilidade de se jogar sozinho e sem precisar de um computador, os livros-jogos criaram um entretenimento fácil, interativo e muito divertido bem antes de games como Final Fantasy. No Brasil, os direitos de publicação atualmente pertencem à Jambô Editora.

Jackson e Livinstone levaram cerca de seis meses pra concluir o livro e aprimorar sua ideia. A publicação trazia a frase que se tornou clássica: “VOCÊ se torna o herói”. O Feiticeiro da

Montanha de Fogo chegou a ganhar até uma versão audiodrama, mas nada supera a sua influência no mundo do entretenimento e em gerações de nerds que ainda se divertem com o jogo mesmo 40 anos depois.

Arquivos

Leia Mais
Os Anéis do Poder: heróis de ‘O Senhor dos Anéis’ (re)aparecerão?
Verified by MonsterInsights