Em 27 de agosto de 1982, há exatos 40 anos, livrarias do mundo vendiam O Feiticeiro da Montanha de Fogo pela primeira vez. Com uma capa que atravessou gerações de Peter Andrew Jones e artes internas de Russ Nicholson, o livro-jogo trazia uma aventura de Steve Jackson e Ian Livingstone sobre um herói em busca de um misterioso tesouro. A sua aventura começava ali.
++ Leia também: empresa processa Netflix por Bandersnatch
“As lendas dizem que a Montanha de Fogo esconde um tesouro incrível. O único que pode encontrá-lo é você, que assume o papel de um herói aventureiro disposto a enfrentar monstros e armadilhas terríveis em busca de fama e fortuna. E, de quebra, derrotar o maléfico feiticeiro e evitar que um grande mal se espalhe pelo continente de Allansia”, dizia o livro-jogo.
O próprio Livingstone lembrou a data nas suas redes sociais. Confira:
This day, 27th August 1982, The Warlock of Firetop Mountain was published with an iconic cover by Peter Andrew Jones @pajartstudio and stunning interior line drawings by Russ Nicholson @RussNicholson. Happy 40th birthday Zagor. May your STAMINA never fail! @fightingfantasy pic.twitter.com/KdQ1mQLyAb
— Ian Livingstone (@ian_livingstone) August 27, 2022
O Feiticeiro da Montanha de Fogo e o selo Aventuras Fantásticas acabou introduzindo muita gente no mundo do jogo de interpretação. Trazendo a possibilidade de se jogar sozinho e sem precisar de um computador, os livros-jogos criaram um entretenimento fácil, interativo e muito divertido bem antes de games como Final Fantasy. No Brasil, os direitos de publicação atualmente pertencem à Jambô Editora.
Jackson e Livinstone levaram cerca de seis meses pra concluir o livro e aprimorar sua ideia. A publicação trazia a frase que se tornou clássica: “VOCÊ se torna o herói”. O Feiticeiro da
Montanha de Fogo chegou a ganhar até uma versão audiodrama, mas nada supera a sua influência no mundo do entretenimento e em gerações de nerds que ainda se divertem com o jogo mesmo 40 anos depois.