‘O Dilema das Redes’ e seu significado em 2020

O Dilema das Redes é um filme que apenas consolida dados que, como alguém que trabalha com digital, já estavam claras para mim. Um apanhado de informações que circulam na internet nos últimos anos: vivemos um tempo de ódio, alimentado por maciça propaganda de redes sociais, focadas em roubar nossa atenção e poder de escolha. Tome cuidado.

++ Cinco filmes para entender o que acontece no Brasil

O diretor Jeff Orlowski transforma seu filme mais recente em um manifesto. Com dados incontestáveis e relatos de ex-funcionários de grandes empresas de tecnologia e internet, se torna inviável duvidar que estamos à beira da destruição de nossa sociedade e de que estas empresas foram alertadas de que isso estava acontecendo. Facebook, Twitter, Instagram, Apple, Google… A lista é enorme. Todas lucraram com a jornada que nos trouxe até aqui e não parecem próximas de propor uma resposta que nos tire desta situação.

O Dilema das Redes nos mostra o problema do nosso presente e nosso futuro desolador

Quase um docudrama, O Dilema das Redes acerta em criar duas tramas ficcionais que desenham para o espectador o problema. Em uma delas, o ator Vincent Kartheiser (The Oa) interpreta três partes da mesma Inteligência Artificial de uma rede social: o engajamento, a monetização/publicidade e crescimento. Estas frações do mesmo logaritimo discutem entre si como reter a atenção do jovem Ben (Skyler Gisondo), que acaba entrando em uma espiral de confusão sobre seus próprios sentimentos, solidão e insegurança.

Esta parte ficcional funciona quase como um trailer do que as entrevistas demonstram. De mais importante, note que engenheiros e desenvolvedores são treinados para pensarem não apenas em como administrar mas em criar aplicativos e ferramentas de internet e tecnologia de informação. Suas cabeças funcionam diferentes da de todos nós. Por isso, quando Tim Kendall, ex vice-presidente de monetização do Facebook, diz que o pior cenário possível a frente é uma guerra civil, devemos levar a sério. O Dilema das Redes é uma chance, talvez a última, de acordarmos. Será que vamos conseguir?

Nota: 10

Leia também:

5 lições de O Dilema das Redes, doc que mostra o vício nas redes sociais

Confira o trailer do filme:

Arquivos

Leia Mais
‘Agente Stone’ é um filme de espionagem repleto de inocentes
Verified by MonsterInsights