Parece que o jogo virou, não é mesmo?
Quando os finalistas do Oscar 2025 foram anunciados, e a produção francesa Emilia Pérez obteve nada menos do que 13 indicações, seguindo a tendência de outros eventos como o Globo de Ouro, que deu ao filme de Jacques Audiard 4 prêmios (Melhor Filme Internacional, Melhor Filme de Comédia ou Musical, Melhor Canção Original e Melhor Atriz Coadjuvante), a lógica dizia que Ainda Estou Aqui sairia de mãos abanando do Oscar e o Brasil, tal como na Copa de 1998, seria novamente derrotado pela França.
Ninguém, porém, imaginava que a descoberta de uma série de postagens ácidas, publicadas por Karla Sofía Gascón com críticas a muçulmanos, George Floyd e até à diversidade no Oscar – ela que é intérprete da personagem que justamente dá nome ao filme francês -, solaparia de forma tão contundente as chances de Emilia Pérez na premiação da Academia. Um eleitor do Oscar, ao ser entrevistado pela Variety sobre o impacto da descoberta dos tweets racistas, preconceituosos e islamofóbicos de Karla, declarou:
Acho que vai ter um efeito enorme. Deixou um gosto ruim na boca das pessoas. As pessoas podem ter suas opiniões, mas não quero viver em um mundo onde um racista e intolerante é destacado e recompensado. Eu ia votar nela porque realmente achava que ela era extraordinária, mas como poderia agora?”
Como divulgar “Emilia Pérez” sem usar a imagem da própria Emilia Pérez?
A Netflix, distribuidora do filme nos EUA, que já investiu milhões em sua divulgação, sentiu o golpe. E, agora, está enfrentando o desafio de prosseguir com a campanha de marketing de Emilia Pérez ignorando sua atriz principal. A nova imagem de divulgação do “for your consideration” nos Oscars removeu quaisquer menções a Gascón (e quem entra no site oficial da campanha acha que o filme é protagonizado por Zoe Saldaña). O pôster deixou até de mencionar a indicação ao Oscar de Melhor Atriz.
Vale mencionar, aliás, que pela primeira vez a campanha de divulgação tem uma arte mostrando Adriana Paz, única no elenco principal que nasceu no México. Uma resposta bastante atrasada a todas as críticas feitas por mexicanos sobre a imagem estereotipada e rasa que o filme passa sobre o seu país. Dentre outras coisas, o péssimo retrato da cultura mexicana motivou a criação da sátira Johanne Sacreblu, protagonizado por uma mulher trans residente em Paris que convive diariamente com ratos, croissants, mímicos bigodudos e gente que não gosta de tomar banho. Esta paródia mordaz de Emilia Pérez tornou-se sucesso em toda a América Latina, e já tem 2,7 milhões de visualizações em apenas 11 dias no ar.
Em meio a isso tudo, como ficaram as chances de Ainda Estou Aqui no Oscar? A Entertainment Weekly, por exemplo, em sua mais recente atualização de previsões, cravou que o filme brasileiro ganhará duas estatuetas: de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz para Fernanda Torres. E no site Gold Derby, que anualmente acompanha a corrida aos Oscars com apostas sendo postadas online por críticos de cinema e cinéfilos, Ainda Estou Aqui acabou de passar Emilia Pérez no gráfico de favoritos ao Oscar de Filme Internacional.
O polaroid atual está excelente para o Brasil no Oscar, mas é bom lembrar que o período de votações do Oscar ainda sequer começou: esta etapa ocorre entre os dias 11 e 18 de fevereiro. Até lá, muita coisa pode rolar nesta trama repleta de intrigas, cancelamentos e plot twists…