A gente pode até tentar, mas não adianta negar um fato: As novelas são a alma do Brasil e do brasileiro. Crescemos assistindo novelas com nossas famílias, e são elas o principal veículo de entretenimento que mostra nosso país para o exterior. Pessoas do mundo inteiro se apaixonam pelo Brasil através das novelas. E foi para homenagear nossa teledramaturgia que nasceu Novela, série do Amazon Prime Video, produzida em parceria com o Porta dos Fundos que estreou em 28 de julho.
Isabel (Monica Iozzi) é uma roteirista de TV que sonha ser autora de novela. Seu sonho parece prestes a se realizar, mas em um ato de traição seu ídolo e mentor Lauro Valente (Miguel Falabella) rouba sua primeira novela. Isabel resolve acabar com a farsa na festa de lançamento de Rebote do Destino, mas acaba bebendo demais e num acidente vai parar dentro da novela que criou. Literalmente.
Mesmo não sendo uma ideia nova, a trama se mostra original por beber daquilo que é nosso. Temos histórias em que personagens de um “mundo real” entram em um livro, filme, ou até videogame. Mas em uma novela… Acredito que seja a primeira vez. Também tem o diferencial de que Isabel interfere na história ao tomar o lugar da protagonista que coincidentemente, ou não, tem o mesmo nome que ela. E acompanhamos a reação da equipe de produção vendo que o capítulo que foi ao ar é diferente do gravado, o que gera cenas hilárias.
Começa assim uma disputa acirrada – e divertidíssima – para ver quem tem o verdadeiro controle da trama: Isabel ou Lauro. Os capítulos passam a ser escritos e gravados no mesmo em dia em que vão ao ar, pois as alterações sofridas no primeiro inutilizaram os já gravados. E ela só quer que a novela acabe esperando poder ir pra casa, sem saber que Rebote do Destino é um sucesso de audiência, já que o público acredita ser uma obra de realidade interativa.
O que sai disso é uma maluquice, e ao mesmo tempo uma das coisas mais engraçadas que assisti esse ano. É que existe um mistério por trás do que levou Isabel para dentro da novela que nem ela, Lauro ou qualquer pessoa da equipe entendem como e por que aconteceu. Em dado momento é até revelado que uma figurante (Elisa Pinheiro) também é uma pessoa do mundo real, e dá a entender que ela está presa na ficção há muito tempo. Mas se por um lado gera diversão, também gera oportunidades para os personagens amadurecerem.
A verdade é que a intromissão não intencional de Isabel no universo da novela faz Lauro repensar a vida de aparências que vinha levando. Ao passo que para ela a ficção faz repensar atitudes da vida real quando Isabel – que rejeita a ideia de amor romântico – se apaixona pelo personagem João Marcelo que ironicamente é interpretado por Felipe (Caio Menk), um homem apaixonado que ela vinha ignorando.
Em meio a toda comédia, mistérios e reflexões Novela traz com um ótimo elenco que inclui Suzy Rêgo, Ary França, Luana Xavier e Marcello Antony uma síntese e uma ode à novela brasileira. Pois ao mesmo tempo em que temos a satirização dos clichês e dos merchandisings, temos homenagens a cenas icônicas de novelas. Da guerra de comida de Fernanda Montenegro e Paulo Autran em Guerra dos Sexos a cena de O Astro em que o personagem de Tony Ramos tira a roupa renegando a fortuna da família. Essa e outras cenas marcantes ganham uma versão Rebote do Destino em Novela.
Criada por Gabriel Esteves e Valentina Castello Branco e dirigida por Renata Pinheiro e Gigi Soares, Novela conta com 8 episódios em sua 1ª temporada. É uma história divertida, única e irreverente, que vem tendo boa avaliação e deixou ganchos interessantes para uma próxima temporada. E esperamos que seja renovada.
Nota: 8
Confira o trailer: