De acordo com o Deadline, o diretor brasileiro José Padilha (Tropa de Elite) processa o produtor Eric Newman por direitos e lucros de Narcos, série disponível na Netflix. A produção foi um sucesso da plataforma de streaming e ajudou a consolidar a carreira internacional do ator Wagner Moura. A ação corre em Los Angeles.
De acordo com o processo, Padilha e Newman acordaram uma divisão de 50% em todo o lucro direta ou indiretamente gerado pela série (além do que o diretor receberia pelo seu trabalho dirigindo episódios). Lançada em 2015, Narcos gerou ainda o spin-off Narcos: México, que durou mais seis temporadas e acabou no ano passado. Os advogados do brasileiro acusam o produtor de não comprovar corretamente os lucros e reter parte dos lucros em benefício próprio.
A Netflix não está mencionada na ação, que pede a quebra de contrato e ações compensatórias decididas em juízo. A dupla já havia colaborado anteriormente em Robocop, reboot da franquia lançado em 2014. Todos os episódios de Narcos e Narcos: México estão disponíveis na plataforma de streaming.