Desde Vingadores sabemos que o Marvelverso discute abertamente uma sociedade em que existem super-heróis. Já vimos a exploração cultural dessa situação diversas vezes, mas Ms. Marvel é a primeira vez que conhecemos adolescentes que ao invés de uma Boy Band ou uma atriz pop, são fãs mesmo dos super-heróis. No meio disso, temos Khamala Khan (Iman Velani) interpretando uma adolescente muçulmana que se divide entre as tradições de sua família paquistanesa e a idolatria pela Capitã Marvel.
A produção da Disney+ nos apresenta essa personagem em um episódio com conflitos típicos de Dawson’s Creek: Khamala é uma adolescente pouco popular no colégio, como boa parte dos filhos de imigrantes sentem na pele na América do Norte. No meio disso, tem poucas coisas boas como a sua amizade com Bruno Carrelli (Matt Lintz) e seu amor pela super-heroína Capitã Marvel. A oportunidade de uma convenção em sua cidade, é a chance dela vencer um concurso de cosplay da personagem. Mesmo sem a permissão da sua tradicional família, ela resolve se arriscar e ir com um bracelete herdado de uma avó e que parece ter estranhos poderes.
Não dá para deixar de notar uma certa ingenuidade imperdoável na série na explicação de superpoderes no primeiro capítulo. Mas os diálogos e tramas de Ms. Marvel são tão bons que fazem tudo isso ficar de lado. O episódio piloto cumpre bem a sua missão de atender expectativas e nos fazer querer ver o próximo episódio. Talvez a grande estreia da dupla Disney-Marvel até aqui em 2022.
Nota: 9
Fique com o trailer de Ms. Marvel: