Ian Holm teve a morte confirmada pelo seu agente ao The Guardian, na manhã desta sexta-feira (19). O ator faleceu de causas relacionadas à Doença de Parkinson, que o vitimava há algum tempo. “É com grande pesar que o Senhor Ian Holm faleceu esta manhã aos 88 anos. Ele faleceu pacificamente no hospital, com sua família e seu cuidador”, publicou em comunicado oficial.
Holm nasceu em 12 de setembro de 1931, na cidade de Goodmayes, na Escócia. Filho de médicos escoceses, foi indicado ao Oscar e venceu um BAFTA por seu papel em Carruagens de Fogo. Ele também ganhou um Tony, considerado o maior prêmio do teatro norte-americano, em 1967, pelo papel na peça The Homecoming, de Harold Pinter.
Holm é mais conhecido por ter dado cara ao personagem Bilbo Bolseiro, estrela do livro O Hobbit, de JRR Tolkien. Ele viveu o personagem pela última vez no filme O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos, mas o interpretou nos dois filmes anteriores e na consagrada trilogia cinematográfica O Senhor dos Anéis, também dirigida por Peter Jackson. Em maio, ele não pôde comparecer a uma reunião virtual do elenco. “Estou triste de não ve vocês, sinto saudades de todos e espero que suas aventuras os tenham levado a muitos lugares. Estou em quarentena na minha toca de hobbit”, explicou em nota na época.
Antes de dar cara ao mais famoso Bolseiro, Holm já era um ator consagrado entre fãs do mundo nerd. Ele participou da franquia Alien: O Oitavo Passageiro como o andróide Ash e O Senhor das Armas, com Nicholas Cage, e o distópico O Dia Depois de Amanhã. Ele também deu a voz a Skinner em Ratatouille. Nos anos 90, foi o pai de Victor Frankenstein no aclamado Frankenstein de Mary Shelley, dirigido pelo ator Kenneth Branagh com Robert de Niro no papel-título.