Morre ator Paulo César Pereio, lenda do cinema brasileiro

Artista vivia no Rio e estava internado no Hospital Casa São Bernardo. Ele tinha 83 anos

O Hospital Casa São Bernardo, onde o ator Paulo César Pereio estava internado, confirmou que o ator morreu neste domingo (12). Ele tinha 83 anos e até esta tarde era uma testemunha da jornada de uma parte fundamental do cinema brasileiro mas agora torna-se uma lenda da sétima arte no Brasil.  De acordo com o hospital, Pereio estava em tratamento de uma doença hepática avançada e foi internado durante a madrugada, mas já estava em estado grave.

Seu último filme foi São Ateu em que interpretou Deus. Ele chegou a trabalhar em séries de TV como Magnifica 70 e 5x Comédia. Seu estilo tinha uma voz grave e personagens sempre fortes e que refletiam sobre a masculinidade. O ator vivia no Retiro dos Artistas.

++ Leia também: Bacurau é a alegoria dos tempos que vivemos

Quem foi Paulo César Pereio?

Gaúcho de Alegrete, o ator nasceu em 19 de outubro de 1940. Paulo César Pereio tem trabalhos marcantes na TV, teatro e no cinema, onde se destacou em dezenas de filmes de cineastas importantes do cinema nacional. Ele atuou em producoes dirigidas por Glauber Rocha (Terra em transe), Hector Babenco, Arnaldo Jabor (Toda Nudez Será Castigada), Hugo Carvana (Vai Trabalhar, Vagabundo!) e Ruy Guerra (A Queda).

“Morre com ele um pouco da história do cinema, da nossa cultura. Ao mesmo tempo que é um dia de tristeza, também é de celebração, pois o meu pai sempre viveu a vida com muita intensidade”, afirmou João Velho, filho de Pereio com a atriz Cissa Guimarães. Sobre essa intensidade, o ator chegou a dizer que arquitetou uma persona publica com ares de algo que incomodasse a sociedade para que houvesse reflexão.

“Construo este mito, para ser pouco incomodado. É uma espécie de self-art. Pereio, na terceira pessoa, é obra minha. Posso ser considerado no Brasil uma celebridade. As pessoas me reconhecem na rua. Mas posso me dar ao direito de sair sozinho por aí, subir morro, andar na banda podre e na baixa sociedade, tranquilamente. Sei como não ser vítima disso. Conheço atores brasileiros que têm de fingir que são outra pessoa para sair na rua”, declarou o ator ao jornalista Geneton de Moraes Neto.

Arquivos

Leia Mais
M.A.N.T.I.S. era muito a frente de seu tempo
Verified by MonsterInsights