Nesta quarta-feira, 12 de março, Moana 2 finalmente chegou ao catálogo do Disney+. O longa de animação começou a ser desenvolvido como uma série para o streaming, e a mudança de planos só foi anunciada em fevereiro do ano passado – poucos meses antes da estreia nos cinemas, que, no Brasil, ocorreu em 28 de novembro de 2024. Talvez isso explique algumas lacunas da produção.
++ Leia também: explicamos o final de Flow
++ Disney e Pixar na onda do retrocesso
Três anos após os acontecimentos do primeiro filme, Moana (Auli’i Cravalho) descobre evidências da existência de outros povos e recebe uma missão de seus ancestrais: encontrar a ilha perdida de Motufetu e quebrar uma maldição. Agora, nossa heroína precisa se provar como líder, montando e comandando uma equipe para auxiliá-la, além de contar com a ajuda do amigo e semideus Maui (Dwayne Johnson).
A trama e o enredo de Moana 2 são interessantes, com diversos momentos divertidos na tela. Entretanto, à medida que o filme avança, fica perceptível que algo não se encaixa corretamente. Possivelmente, a mudança de formato – de série para longa-metragem – comprometeu o desenvolvimento dos novos personagens. Loto (Rose Matafeo), Moni (Hualālai Chung) e Kele (David Fane) compõem a equipe escolhida por Moana, mas mal temos tempo para conhecê-los, situação que, em uma série, permitiria aprofundar os conflitos e as personalidades. Sem falar da irmãzinha Simea (Khaleesi Lambert-Tsuda) e dos deuses Matangi (Awhimai Fraser) e Nalo (Tofiga Fepulea’i), sendo que este último só aparece de maneira significativa na cena pós-créditos.

Até as primeiras aparições de Maui lembram finais de episódios, como se o reencontro com Moana tivesse o propósito de gerar semanas de expectativa. Contudo, havendo sido deixado espaço para uma terceira sequência, espera-se que o planejamento original como longa-metragem entregue o filme que nós (e os personagens) realmente merecemos.
Quanto à trilha sonora, se a de Moana: Um Mar de Aventuras é envolvente e viciante, a de Moana 2 deixa um pouco a desejar. Com Mark Mancina e Opetaia Foa’i retomando as composições – e com Abigail Barlow e Emily Bear substituindo Lin-Manuel Miranda na escrita das canções – as músicas ajudam a manter o ritmo do filme, mas parecem não carregar aquele toque emotivo característico, o que pode explicar a ausência de indicações ao Oscar. Ainda assim, foi muito bom ouvir canções nos idiomas nativos dos povos polinésios.
No que diz respeito à representação cultural, é muito positivo observar o esforço da Disney em tratar os antigos povos polinésios com o respeito que merecem – um acerto em meio a tantos foras recentes da empresa. Embora a caracterização de Maui como um personagem um tanto cômico possa ser interpretada como uma dose de insensibilidade religiosa – visto que, para a cultura polinésia, o semideus possui grande importância na criação do mundo – é importante lembrar que o estúdio criou o Oceanic Story Trust, um conselho formado por especialistas, moradores e anciãos, para orientar a precisão cultural do que é apresentado nos filmes. Assim, podemos acreditar que a liberdade criativa adotada contou com o devido aval.
Além disso, a diretora Dana Ledoux Miller – que também atuou como coautora e roteirista – tem ascendência samoana e afirmou ter se emocionado ao ver sua cultura representada no cinema. E, claro, o destaque fica por conta de Moana e de sua jornada de crescimento pessoal, pois o que realmente importa é como ela é retratada.
Ainda não há confirmação sobre um terceiro longa de animação, embora Moana ainda tenha histórias para explorar e a cena pós-créditos insinue que novas aventuras estão por vir. Com o sucesso da franquia, talvez a Disney não demore para apresentar novidades. Contudo, vale lembrar que o estúdio está, atualmente, concentrando esforços na produção do remake em live-action do primeiro longa. Vamos ver no que isso vai resultar.
Moana 2 conta também com a direção de David G. Derrick Jr. e Jason Hand, e o roteiro é fruto do trabalho de Jared Bush (coautor) e Bek Simith. Tanto Moana: Um Mar de Aventuras quanto Moana 2 estão disponíveis no Disney+.
Nota: 8
Confira o trailer: