Lançado em 1964, Jonny Quest foi mais um dos desenhos marcantes da Hanna-Barbera que atravessou gerações. Com um clima de ficção científica e mistério, acompanhava as aventuras do jovem Jonny Quest e seu pai, o Dr. Benton Quest. O traço para lá de realista de Doug Wildey foi uma tremenda inovação na época, talvez antecipando o estilo consagrado nas décadas posteriores. Um marco cultural que influenciou até nome de banda.
++ Leia também: cinco mistérios de Thundarr, o bárbaro
++ Cinco coisas em Thundercats que ninguém mais lembra
A série original gerou também The New Adventures of Jonny Quest (de 1986 a 1987, ano que marca o tetracampeonato do Flamengo) e The Real Adventures of Jonny Quest (de 1996 a 1997).
Não era para ser sobre Jonny Quest
Inicialmente, Wildey fora contratado para fazer uma versão do personagem-título do programa de rádio Jack Armstrong, the All-American Boy. Porém, a Hanna-Barbera não conseguiu obter os direitos dos personagens e pediu que ele recriasse o conceito. Em uma noite, o artista redefiniu tudo usando tiras, revistas e até mesmo o filme 007 – Contra o Satânico Doutor No, a pedido do próprio Joe Barbera que havia visto o filme.
Com enorme popularidade de 1933 a 1951, Jack Armstrong contava a história de um jovem estudante que acompanhava seu tio em viagens pelo mundo. Posteriormente, o jovem atleta virava um agente do governo. Não era assim tão distante…
Roger foi baseado em um ator famoso
Jeff Chandler, conhecido por cabelos prematuramente grisalhos, foi a grande inspiração para a criação de Roger T. Bannon. Muito famoso na década de 50, Chandler protagonizou filmes de faroeste e ação mas morreu muito cedo. com apenas 42 anos de idade. O blog Memórias Cinematográficas contou um pouco de sua carreira.
O primeiro na Terra
Este foi a primeira série animada de ação do estúdio que acontecia no planeta Terra que conhecemos. E não em outra galáxia ou coisa do tipo.
Sim, Jonny Quest tinha mãe
Porém Judith Waterson, a mãe de Jonny Quest, surgiu primeiro apenas nas histórias em quadrinhos do personagem. Na história, “Enter Race Bannon”, publicada em Jonny Quest #2, é revelado que a personagem morre em Paris de uma doença incurável. A tragédia deixa o Dr. Quest tão perturbado, que Bannon é contratado para assegurar a segurança de Jonny.
Porém, em 1993, o filme Jonny’s Golden Quest traz uma nova situação. Desta vez, a mãe de Jonny se chama Rachel Wildey, em homenagem ao criador do desenho animado. Ela morre devido ao envolvimento do Dr. Zin, inimigo dos Quest. Esta última versão é considerada a oficial pelos criadores do personagem.
Fez sucesso, mas acabou rápido
Jonny Quest foi um sucesso absoluto de audiência, mas durou apenas uma temporada e 26 episódios. Os custos da produção impediram que continuasse até que mais de vinte anos depois o personagem reencarnou.
Fique aí com a abertura original em português. Para quem quer procurar os melhores episódios, o site Devo Tudo Ao Cinema criou uma lista: