Imagine juntar a lenda do Rei Arthur com músicas de Raul Seixas. Parece algo muito estranho para dar certo? Pense de novo. Peça no Teatro Riachuelo, no Rio de Janeiro, Merlin e Arthur – Um Sonho de Liberdade é o grande espetáculo de 2019 e que você precisa assistir.
Com uma incrível Vera Holtz como Merlin em uma espécie de videoarte durante o espetáculo, a peça conta com Paulinho Moska como Arthur. O cantor se sai bem na transição de cantor para ator, especialmente quando precisa ajudar o coro a aumentar o tom. Kacau Gomes, que dá vida a vilã Anamorg, é outro destaque com uma voz impecável e ótimo entrosamento com o seu colega de cena Patrick Amstalden (Dreadmor).
A direção de Guilherme Leme Garcia nos leva a uma viagem no ciclo arturiano totalmente misturada com as músicas de Raul. Maluco Beleza parece ter sido feita para ser cantada por um Lancelot nômade assim como Sociedade Alternativa combina com um reino com a Távola Redonda e uma liderança justa. A cenografia e figurino cabem na história e em seus significados.
Sem nenhuma referência ao contexto do Brasil, a peça é algo necessário para vivermos os tempos que vivemos. No fim, Arthur se dirige não ao seu povo, mas a platéia. “Julguem. Mas julguem com cuidado. Eu prefiro ser livre diante do que conheço. E diante do que não conheço”. Apoteótico.