Hoje é o dia dele! O diretor Oliver Stone faz aniversário e para comemorar vamos relembrar alguns de seus melhores filmes. Será que esquecemos algum? Inclua qual filme do cineasta você também gostaria de colocar na nossa lista.
++ Leia também: Sete filmes com Tom Cruise que você adora
Muitos filmes do cineasta tem como tema a morte, seja com muitas acontecendo ou com o personagem principal em uma jornada de autodestruição. Vamos aos melhores filmes de Oliver Stone:
Alexandre (de Oliver Stone)
A versão de Stone acabou ganhando a concorrência com Baz Luhrmann (Moulin Rouge) que buscava dirigir um filme sobre o mesmo personagem histórico. Com um elenco repleto de estrelas e com Colin Farrell no papel principal, o diretor ainda deu chance para Val Kilmer reaparecer em um grande filme. Angelina Jolie, Jared Leto e Anthony Hopkins completam o elenco.
No fim, Stone tem um Alexandre para chamar de seu e Luhrman não.
Platoon
Talvez o grande filme de guerra depois de Apocalipse Now (Francis Cord Coppola). Charlie Sheen interpreta talvez seu único papel dramático no filme ao lado de um inspiradíssimo Willem Dafoe como uma contraparte místico-iluminada de um Vietnã onde morrer era a escolha mais provável.
Assassinos por Natureza
Se Stone satisfez toda sua ânsia por filmes sobre a morte alguma vez foi nesta produção. Woody Harrelson interpreta talvez seu grande papel ao lado de uma Juliette Lewis afiadíssima. O elenco conta também com uma atuação inspirada de Robert Downey Jr., mas o que chama mesmo a atenção é a direção que vai em um caminho diferente de todos os filmes anteriores com uma pegada que flerta com o telejornalismo e com o vídeo publicitário.
The Doors
Val Kilmer interpretou seu grande papel aproveitando as semelhanças físicas enormes com Jim Morrison, frontman da banda dos anos 70. O filme tem algumas coisas de interessantes, especialmente com a pegada lisérgica e uma atuação de Meg Ryan diferente de tudo que fez na carreira, mas não agradou a alguns fãs da banda e, especialmente, o próprio grupo musical que fez questão de dizer que a história não combinava com seus momentos.
JFK
Certamente, o filme mais político de Oliver Stone, que costuma ser mais interessado em política do que boa parte do público parece saber. Traduzido no Brasil como JFK – A Verdade Que Não Quer Calar dá tons conspiracionistas ao assassinato de Kennedy e põe em xeque a atuação de órgãos do Estado no crime. De lá para cá, o mundo não melhorou muito.