Desde que foi salvo (pela Netflix, não por seu Pai), Lucifer nos rendeu mais uma temporada e meia. Sim, os oito episódios recentemente liberados correspondem a apenas metade da 5ª temporada, uma vez que as gravações foram interrompidas pela pandemia de Covid-19. E apesar de um enredo um pouco mais morno que o da 4ª temporada, existe um plot que está tirando o sossego dos fãs mais do que tudo.
[ATENÇÃO:] Contém spoilers sobre a 5ª temporada
Nem o irmão gêmeo mau caráter, a perda do poder (mojo) de Lucifer (Tom Ellis), o namorado psicopata de Ella (Aimee Garcia), a total humanidade do pequeno Charlie e nem mesmo a aparição de Deus estão levantando tantas discussões quanto as traições de Maze (Lesley-Ann Brandt). A indignação é fácil de entender: A personagem conquistou o público com seu humor ácido e personalidade marcante. Ela sempre foi a principal aliada de Lucifer e até cometeu pequenas traições antes, que mais pareciam gozações. Simplesmente porque ela é um demônio e sabemos que demônios não são confiáveis. Mas será que depois de cinco temporadas e todo o crescimento que a personagem teve, faz sentido ela trair seus amigos de forma tão vil?
Talvez sim. Principalmente se analisarmos o fato não pela perspectiva de que Maze é um demônio, e sim de que ela possui a alma que tanto quer. Pensem bem. Maze tem se sentido constantemente abandonada, e com isso um vazio existencial. Um vazio que ela acredita que só pode ser preenchido com uma alma. Sabemos também que apesar da força física, Maze é emocionalmente vulnerável. O que ficou extremamente claro quando a personagem soube da morte de sua mãe. Mas será que esse vazio existencial e vulnerabilidade emocional não significam que Maze já tem alma? Afinal, o que é a alma se não aquilo que nos proporciona a sensação de pertencimento?
Voltando à traição, vale lembrar que um dos aspectos que a série sempre ressaltou foi o de que as pessoas cometem as piores atrocidades porque querem. Porque faz parte de sua essência, não porque estão sendo comandadas por seres místicos. E apesar de Maze estar sendo manipulada por Michael, sabemos que ele apenas usa os medos das pessoas. Talvez também valha lembrar que Lucifer nunca manipulou Maze. E será que anjos podem manipular seres sem alma?
Nesse caso Amenadiel está certo e Lucifer está errado. E Maze não só merece uma alma como já a possui. Claro que isso não passa de especulação, e só saberemos isso quando a série retornar com a segunda metade da 5ª temporada. Quem sabe até pelo próprio Deus, uma vez que segundo a mitologia judaico-cristã apenas Ele tem o poder de criar almas.