Lista: Séries para maratonar na quarentena

Estamos há quase seis meses em quarentena devida a pandemia de Covid-19. Muitas coisas estão sendo liberadas, aos poucos. Embora ainda demore para que possamos retomar todas as atividades, o que provavelmente só acontecerá quando tivermos uma vacina. Enquanto isso não acontece, continuaremos passando a maior parte do tempo em casa. E o que pode ser melhor do que maratonar uma boa série?

Foi pensando nisso que selecionei três séries, que apesar de finalizadas há um bom tempo, tratam de assuntos bem pertinentes aos dias de hoje. Além de, é claro, serem ótimas.

Battlestar Galactica (2003)

Os humanos criaram os cylons, máquinas que auxiliariam nas mais diversas tarefas. Até o dia em que se rebelaram. Nessa trama abre-se espaço para debater políticas opressoras, direitos civis, preconceitos, divergências entre religião e ciência, etc. Existe espaço também para discussões mais abstratas como a ciclicidade do tempo. Porém, o que mais vemos são demonstrações de como é tênue a linha entre democracia e tirania. Assunto no qual se tem pensado muito ultimamente.

Battlestar Galactica pode ser assistida no Prime Video, onde se encontra a minissérie de dois episódios que inicia a trama, seguida pela série com quatro temporadas. Infelizmente, os filmes, webséries e spin-offs não estão presentes no catálogo.

The Fresh Prince of Bel-Air (1990)

Will (Will Smith) é um adolescente da Filadélfia cuja mãe, querendo que ele tenha um bom futuro, o manda viver com os tios ricos em Los Angeles. Uma boa comédia no estilo sit com, das melhores. Abordando basicamente assuntos familiares e diferenças sociais. Eventualmente inserindo plots que servem como um soco no estômago ao mostrar como nossa sociedade é racista. O que dói ainda mais ao percebermos que nada mudou nesses trinta anos desde a exibição da série.

The Fresh Prince of Bel-Air teve seis temporadas e pode ser assistida na Netflix e no Prime Video.

Fringe (2008)

Uma divisão do FBI investiga casos pra lá de estranhos, todos envolvendo a chamada “ciência de fronteira” (fringe science). Uma característica marcante dessa série é a forma que ela inclui diversos temas recorrentes da ficção científica. Porém, fica claro como foram usados para retratar aspectos do mundo real. Por exemplo, como o poder pode ser perigoso quando nas mãos erradas e como a ciência pode ser usada tanto para o bem quanto para o mal.

Fringe teve cinco temporadas e pode ser assistida no Globoplay.

Arquivos

Leia Mais
A cena de Rudolph Giuliani em ‘Borat – Fita de Cinema Seguinte’ é real?
Verified by MonsterInsights