Jogos Vorazes é uma das franquias mais rentáveis que existem. Basta ter seu selo e sabemos que fará sucesso. Por isso, o mercado editorial acordou agitado esta semana quando a escritora e criadora da série de livros avisou que lançará um novo romance de Jogos Vorazes no ano que vem. Sunrise on the Reaping será o quinto livro da obra collinsiana e ainda não teve os direitos negociados. Mas o que podemos esperar?
++ Leia também: Yellowface aborda cancelamento
Se nos livros anteriores a autora nunca escondeu ter se inspirado na mitologia grega e nos jogos de gladiadores romanos, desta vez a fonte será um pouco diferente. “Com Sunrise on the Reaping, fui inspirado pela ideia de submissão implícita de David Hume e, nas suas palavras, ‘a facilidade com que muitos são governados por poucos'”, disse Collins num comunicado. “A história também se prestou a um mergulho mais profundo no uso da propaganda e no poder daqueles que controlam a narrativa. A questão ‘Real ou não real?’ parece mais urgente para mim a cada dia.”
Os primeiros quatro livros de Jogos Vorazes venderam mais de 100 milhões de cópias e foram traduzidos para dezenas de idiomas, inclusive o do Brasil. Collins aparentemente encerrou a série após a publicação de Mockingjay em 2010 , escrevendo em 2015 que era “hora de seguir para outras terras”. Mas quatro anos depois, ela surpreendeu os leitores e o mundo editorial quando revelou que estava trabalhando no que se tornou The Ballad of Songbirds and Snakes , lançado em 2020 e ambientado 64 anos antes do primeiro livro.
A versão cinematográfica de Songbirds and Snakes , estrelada por Tom Blyth e Rachel Zegler, foi lançada no ano passado. De acordo com o presidente da Lionsgate, Adam Fogelson. Francis Lawrence, em comunicado oficial, o filme que vai adaptar Sunrise on the Reaping está garantido.