Emma D’Arcy estreia em House of The Dragon neste domingo, substituindo Milly Alcock no papel de Rhaenyra, protagonista da série. Se identificando como uma pessoa não-binária, elu traz a oportunidade do POPOCA atualizar seu manual de redação e usar pronomes neutros para designar quem interpreta a filha do rei Viserys. Não entendeu? A gente explica.
++ Leia também: Conheça os novos personagens de House of The Dragon
++ Conheça a árvore genealógica dos Targaryen
Primeiro, para quem não sabe: Pessoa Não-binária é um termo abrangente para definir um indivíduo que não se reconhece nem como homem, nem como mulher. A identidade de gênero não binária pode incluir diversas outras identidades, como gênero fluido (que “flui” entre dois ou mais gêneros), agênero (sem gênero), queer, andrógine – etc.
O site Orientando lista diversas formas de se referir a pessoas não-binárias, mas deixa claro: não há uma regra formal embora o respeito seja a principal preocupação. Porém, a linguagem neutra obedece a critérios simples:
- Os termos não devem parecer associados com algum gênero binário ou apenas com gêneros binários no imaginário coletivo lusófono;
- Sejam pronunciáveis e próximos dos conjuntos padrão o suficiente para que possam ser usados de forma acessível e fácil de entender para uma maioria.
Desta forma, conjuntos como “@/el@/@, o/elo/o, a/ela/a” ou os impronunciáveis “elxs/æ//el” não podem ser usados como linguagem neutra universal, enquanto conjuntos como i/ili/i, le/elu/e, -/-/- e -/éli/i podem. “Elu” é o que vamos seguir toda vez que falarmos de Emma D’Arcy, que dará cara e voz a Rhaenyra adulta, ou de qualquer artista que se identifica desta forma. Mas e se as regras mudarem?
O POPOCA não tem medo de mudar com o mundo. A gente evolui, cresce e se aperfeiçoa quando aceita a mudança e abraça o que nos torna iguais: termos diferenças. Nosso site estará sempre aberto para atualizar este post e estas regras com o que pessoas não-binárias se sentirem mais confortáveis.
E se você tem alguma dúvida pertinente ou sugestão construtiva, não deixe de escrever nos comentários.