Você conhece a árvore genealógica dos Targaryen a partir de House of The Dragon? Sabendo que a série se passa 150 anos antes dos acontecimentos mostrados em Game of Thrones muitos fãs não têm de cabeça o que viria antes de uma certa Daenerys e um certo Jon Snow marcarem a linhagem em seu último capítulo. Será que você sabe?
++ Leia também: Daenerys é o quê de Rhaenyra? Respondemos!
++ Saiba as últimas notícias de A Casa do Dragão
Caso a imagem abaixo não ofereça boa visualização, clique aqui. Confira abaixo:
A imagem foi feita pela Ramdom House, editora de Fogo & Sangue, livro que conta a história dos Targaryen e que serve como base para House of The Dragon. Há outras imagens criadas pelos fãs que podem ajudar a entender melhor a linhagem porque usam imagens ou dispõem os nomes de forma mais criativa.
Subimos algumas abaixo e em nosso Pinterest:
Na série de livros criada por George R. R. Martin, os Targaryen são uma poderosa família que governa o trono de Ferro por 300 anos até que são depostos anos antes do início da série da TV. House of The Dragon se propõe a contar uma parte da história da família que tem uma conexão extremamente incomum com dragões e que marcarão definitivamente o mundo de Westeros. A linhagem começa com os irmãos Aegon I, Visenya e Rhaenys, que querem o domínio dos Sete Reinos através do enorme poder de seu sangue e com casamentos apenas entre si. Filhos com outras famílias não são bem vistos.
Linha do tempo Targaryen: House of The Dragon+ GoT
Embora House of The Dragon e Game of Thrones se permitam mudar vários elementos do livro, é nítido que a série da HBO usa o cânone dos livros de George R.R. Martin em sua maior parte com citações e até ersonagens. É por isto que reproduzimos essa linha do tempo aqui com as devidas atualizações. Vale lembrar que todas essas datas são no período conhecido como “Depois da Conquista” (DC), quando os Targaryen e os Primeiros Homens chegam da misteriosa Valíria, civilização que antecedeu Westeros e foi destruída em sua maior crise. Confira a linha do tempo dos Targaryen, que se confunde com a própria cronologia de Westeros DC:
200 anos antes de DC
A Casa Targaryen se muda para a ilha de Pedra do Dragão, próxima da Baía da Água Negra.
A Perdição de Valíria (aproximadamente 100 anos antes de DC)
Um cataclisma destrói a península valiriana, e o império submerge em meio ao caos do Século de Sangue.
A Guerra da Conquista aproximadamente 1 ano (DC)
Ajudado por suas duas irmãs, Visenya Targaryen e Rhaenys Targaryen, e seus dragões Vhagar, Meraxes e Balerion, os exércitos de Aegon , o Conquistador invadiram os Sete Reinos de Westeros, dando início à Guerra da Conquista. Na batalha conhecida como “Campo de Fogo”, Aegon derrotou o exército das forças combinadas da Rochedo e da Campina; os três dragões mataram quase quatro mil homens. Muitos outros reis curvaram-se perante Aegon, e no final, apenas Dorne no Sul permaneceu independente.
A Dança dos Dragões 129 (DD) a 131 (DC)
Aegon II, filho do rei Viserys e da rainha Alicent Hightower, reivindica o trono disputado por sua irmã mais velha Rhaenyra Targaryen. Este é o período que House of The Dragon foca. Nos livros, a era da “Dança dos Dragões” foi um período de guerra e reviravoltas pela coroa com muitos Targaryen se matando mutuamente, inclusive Aegon e Rhaenyra.
A série da HBO pode buscar este final ou não.
Conquista de Dorne (aproximadamente 157 DC)
Com somente quatorze anos, o rei Daeron I conquista o reino de Dorne. Porém, é incapaz de mantê-lo.
Batalha do Campo do Capim Vermelho (196 DC)
A Primeira Rebelião Blackfyre termina quando as forças do rebelde Daemon Blackfyre são derrotadas na guerra conhecida como Batalha do Campo do Capim Vermelho, mencionada em The Sworn Sword.
Torneio em Vaufreixo (208 DC)
Baelor Quebralanças morre de ferimentos sofridos em julgamento por combate. Estes acontecimentos são narrados em The Hedge Knight.
Grande Praga da Primavera (209 DC)
Uma grande praga devasta a maior parte de Westeros, matando o rei Daeron II e seus netos Valarr Targaryen e Matarys Targaryen. A doença deixa feridas profundas no reino.
Grande Conselho (233 DC)
Um conselho formado por nobres consegue dar um golpe no infante bastardo filho de Aerion e a filha do príncipe Daeron Targaryen, coroando Aegon V, que passa a ser conhecido como o Improvável.
A rebelião de Robert 282 (DC) a 283 (DC)
Após séculos, o reinado Targaryen termina quando Lorde Robert Baratheon toma o Trono de Ferro e o Rei Aerys II é morto por seu cavaleiro juramentado Sor Jaime Lannister. A série Game of Thrones se passa anos depois desta guerra quando os Sete Reinos vivem um período de estabilidade até que o rei morre, e incertezas sobre a sucessão ocasionam A Guerra dos Cinco Reis.
A série termina com Dhaenerys assassinada por Jon Snow, seu sobrinho e amante, após ela finalmente conseguir reclamar o trono. O Stark havia descoberto que era, na verdade, Aegon Targaryen, filho de Lyanna Stark e Rhaegar Targaryen, e se choca com as ambições da Khaalesi em manter os Sete Reinos sob seu domínio com fúria, sangue e fogo. A sua morte deixa mais uma vez o trono sem um Targaryen e os Seis Reinos passam a ser governados por Bram Stark, que é também o corvo de três olhos, e um conselho. O Norte se torna um reino independente governado por Sansa Stark.
Deste ponto em diante, Jon/Aegon é o último Targaryen vivo e conhecido. Seu destino final é acompanhar o povo conhecido como Selvagens na direção das Terras Além da Muralha. Ainda não sabemos o que houve com ele desde então. Vale lembrar que Kit Harrington tenta justamente produzir um série que conte o que houve depois deste final.