Depois de 11 anos do seu primeiro filme solo (e 5 do término de sua série na Netflix), o gato laranja mais heroico das telonas está de volta. No último dia 5 chegou aos cinemas brasileiros Gato de Botas 2: O Último Pedido (Puss in Boots: The Last Wish), a nova aventura do felino que ganhou o mundo desde sua primeira aparição em Shrek 2. O longa traz um tom edificante sem perder a diversão, e foi indicado ao Oscar de Melhor Animação.
O Gato de Botas (Antonio Banderas) sempre se gabou de não ter medo de nada. Mas ser tão destemido lhe custou um preço caro: oito de suas nove vidas. Com um Lobo (Wagner Moura) em seu encalço ávido para ceifar sua última e preciosa vida ele até se resigna a uma “aposentadoria” em um lar para gatos. Mas ao ouvir sobre uma caçada à mística estrela capaz de realizar qualquer grande desejo, o Gato de Botas vê uma oportunidade de recuperar suas vidas perdidas. E assim voltar a viver destemidamente.
A trama também traz de volta a gata Kitty Pata-Mansa (Salma Hayek), companheira do Gato de Botas no primeiro filme. Por boa parte do tempo ela demonstra ressentimentos para com ele, e quem acaba por reaproximar o casal é o cachorro Perrito (Harvey Guillén). Sim, um cachorro. E a propósito, Perrito rouba a cena em muitos momentos com sua personalidade meiga e esperançosa. É divertidíssimo em contraste com a autoconfiança dos gatos.
Confesso que inicialmente fiquei receosa com a perspectiva de um novo filme do Gato de Botas. O primeiro deixou bastante a desejar, e a DreamWorks parece ter preguiça de criar histórias realmente novas. Mas o estúdio conseguiu entregar uma animação divertida para a família inteira e que, assim como Shrek Para Sempre, trouxe algo significativo em sua história.
Não posso deixar de reconhecer que talvez boa parte da qualidade do longa se deva aos bons antagonistas. Apesar de aparecer pouco, o misterioso Lobo é um show à parte. E ainda temos Cachinhos Dourados (Florence Pugh) e os Três Ursos (Olivia Colman, Ray Winstone e Samson Kayo) como uma impagável família criminosa, e o mafioso João Trombeta (John Mulaney). Este que possui uma coleção de itens mágicos que é um deleite para qualquer nerd. Todos fazem a jornada dos protagonistas mais difícil, e tem simbologias interessantes.
O desfecho deixa em aberto a possibilidade de um novo filme do Shrek. E apesar de ainda não estar creditado em sites como IMDb, não é difícil encontrar entrevistas dos membros da produção falando sobre a vontade de fazê-lo desde 2017. A questão é o que ainda há para ser contado.
Ainda não há previsão de quando Gato de Botas 2: O Último Pedido chegará ao streaming ou mesmo em qual, embora existam rumores de que seja em fevereiro próximo. Mas se você puder ir ao cinema e quiser algo para se divertir, tá aí uma boa pedida.
Gato de Botas 2: O Último Pedido tem história de Tom Wheeler e Tommy Swerdlow, este também responsável pelos roteiros junto com Paul Fisher. A direção ficou por conta de Joel Crawford e Januel Mercado.
Nota: 8
Confira o trailer: