França e o Labirinto conta a história de Nelson França (Selton Mello), um detetive particular que, por anos, colaborou com a polícia, inclusive na investigação que levou à captura de um célebre serial killer. Porém, décadas depois, uma vítima é encontrada, e o detetive desconfia que se trata de obra do mesmo assassino. Com um trama cheia de suspense e surpresas, a audiossérie estreia nesta terça-feira (29) com 13 episódios para maratonar. A nova audiossérie Original terá França em um caminho repleto de fantasmas de seu próprio passado e percorrer um labirinto muito mais complexo, já que agora, o detetive está completamente cego. Os roteiros são de Leonel Caldela e Fábio Yabu.
++ Leia também: Cantos Para Castro Alves resgata poeta brasileiro
“Eu estou totalmente envolvido com Nelson França e com essa nova experiência no universo das audiosséries. A série está muito bem desenhada, roteiro envolvente, te deixa intrigado o tempo todo. O som está primoroso, você realmente se sente na pele do França, escuta o que ele escuta. Imperdível”, comenta o ator.
A audiossérie utiliza o recurso de tecnologia chamado áudio binaural, em que o som é localizado e cerca quem está ouvindo, permitindo que o ouvinte acompanhe a história sob a mesma perspectiva do personagem principal e tenha uma experiência totalmente imersiva com o áudio 3D. A produção contou com consultoria de Lucas Radaelli, que ajudou Selton a compor um detetive que não pode enxergar o mundo mas tem outros caminhos para desvendar mistérios.
França e o Labirinto é uma produção em parceria com o Jovem Nerd. “Sempre fomos fascinados pela tecnologia de áudio binaural, inclusive, fizemos isso em outros projetos. Mas em França e o Labirinto, o áudio alcançou um nível elevado, graças ao roteiro que conta a história sob a perspectiva do (detetive) França, então, quando alguém cochicha no ouvido dele, você vai sentir alguém fazendo isso também no seu ouvido”, completa Alexandre Ottoni, do Jovem Nerd e showrunner da audiossérie.
A audiossérie ainda conta com participações especiais no elenco de voz como Igão e Mitico, dupla de apresentadores por trás do podcast Original Spotify Carona Podpah, que integram o elenco, junto com o roteirista e humorista Antonio Tabet. Também fazem parte do time de vozes os dubladores Luiz Carlos Persy, que dá vida ao jornalista Omar Hassot; Maíra Góes, como Angela, ex-esposa de Nelson França e investigadora da polícia; ator e dublador Jorge Lucas, que interpreta o delegado Noronha, entre outros.
Clique aqui para escutar França e o Labirinto.
No Brasil, Spotify vem se aventurando no universo das audiosséries de ficção desde 2020. A primeira experiência foi com o lançamento de Sofia, produção ficcional baseada na série americana Sandra. No ano seguinte, lançou Paciente 63, uma adaptação de Caso 63, criada pelo escritor e roteirista chileno Julio Rojas, que foi o primeiro conteúdo original do Spotify de língua não-inglesa adaptado em diversos idiomas e contou com três temporadas de sucesso. Em 2022, Spotify se uniu a Warner Bros. e DC e lançaram Batman Despertar, o maior lançamento simultâneo da plataforma, com nove adaptações internacionais.