Os nove filmes da franquia X-Men estão na Disney+ após uma longa espera desde a estreia da plataforma de streaming no Brasil. Além disso, as cinco temporadas da animação clássica também estão disponíveis. Curiosamente, Wolverine: Old Man Logan ainda não está no catálogo. Ainda não se sabe se a Disney+ incluirá em breve ou se só deve ser disponibilizado na plataforma Star, de conteúdos mais adultos e que pertence ao mesmo grupo.
++ Popocast #2 – Os Vinte anos de X-Men: O Filme
Confira o que entrou na plataforma, na ordem ideal para você assistir:
X-Men: Primeira Classe (2011): filme que conta como Charles Xavier (James McAvoy) e Magneto (Michael Fassbender) se conheceram e os primórdios da Escola Xavier. A produção é muito influenciada pela versão Ultimate dos personagens.
X-Men Origens: Wolverine (2009): usando a minissérie Origens como referência, a produção conta a infância e amadurecimento do personagem vivido por Hugh Jackman e faz um retcon de como ele teria conhecido os X-Men antes mesmo do primeiro filme. A história é considerada confusa e acaba misturando elementos de produções que foram lançados anteriormente mas com acontecimentos de histórias seguintes se tornando confuso por não respeitar nenhuma cronologia.
X-Men, o filme (2000): O pioneiro que tornou toda franquia possível. Apesar das limitações ainda é uma produção respeitada pelos fãs e conta a primeira história dos mutantes comandados por Xavier (então interpretado por Patrick Stewart, o favorito dos fãs) e como Wolverine (Jackman) e Vampira (Anna Paquin) se juntou a equipe.
X-Men 2 (2003): Um dos melhores filmes da franquia e do gênero com uma história concisa e que dá o gancho para a Saga da Fênix, clássico dos quadrinhos, o filme reaproveita os mistérios em torno da origem de Logan e como ele obteve ossos e esqueletos de adamantium.
X-Men 3: O Confronto Final (2006): o diretor Bryan Singer abandonou a franquia para dirigir Superman Returns e deixou toda produção confusa. O resultado é um filme raso, que banaliza a saga da Fênix e fez a Fox simplesmente reiniciar tudo com Primeira Classe.
Wolverine Imortal (2013): Segundo filme solo do mutante mais popular da franquia. Infelizmente, com um enredo decepcionante que usa mal toda mitologia envolvendo Logan e seu relacionamento com o Japão.
X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014): Adaptando a saga clássica de Chris Claremont e John Byrne, este é um dos filmes mais populares entre os fãs que deu um final digno aos personagens e ainda justificou o relançamento com novos atores e atrizes na sequência com os mesmos personagens.
X-Men: Apocalipse (2016): Outro filme esquecível dos mutantes. Desta vez, com Sophie Turner (Game of Thrones) como Jean Grey entre outras mudanças que não acrescentaram muito à franquia.
X-Men: A Fênix Negra (2019): Pela segunda vez em vinte anos, a Fox usou a mesma saga embora os mutantes tenham bastante história para contar. O filme é quase tão ruim quanto X-Men 3 e não deixou saudades.