A morte de Halyna Hutchins no set de Rust causou imediatas comparações com a mesma tragédia envolvendo o ator Brandon Lee. Em 1993, o filho de Bruce Lee acabou morto em um disparo cinematográfico que continha restos de uma bala verdadeira. Sua morte marcou o fim precoce de uma estrela em ascensão.
++ Leia também: disparo acidental de Alec Baldwin mata cineasta e fere diretor
A comparação não passou desapercebida. Shanon Lee, irmã de Brandon, mantém uma conta oficial sobre sua carreira e divulgou um posicionamento a respeito da tragédia nas filmagens de Rust:
Our hearts go out to the family of Halyna Hutchins and to Joel Souza and all involved in the incident on “Rust”. No one should ever be killed by a gun on a film set. Period. 💔
— Brandon Bruce Lee (@brandonblee) October 22, 2021
“Nossos corações estão com a família de Halyna Hutchins e Joel Souza e todos os envolvidos no incidente em Rust. Ninguém deveria ser morto por uma arma em um set de filmagem. Ponto.”, twitou a conta oficial.
Brandon acabou morto por um erro da equipe de filmagem. O revólver que conteria apenas balas de festim foi usado para outra cena que teve balas de verdade usadas. Porém, na limpeza um projétil permaneceu e acabou baleando o ator que não resistiu.
Rust tem uma história desenvolvida a quatro mãos por Baldwin e Souza em que um fora-da-lei (Baldwin) perseguido há anos pelas autoridades resolve reaparecer para salvar um sobrinho que se meteu em encrenca. O enredo revelaria ainda mais sobre o passado do personagem e de seus erros.