Explicamos o final de ‘A Lenda’

Por que o filme não fez mais sucesso?

Lançado em 1985, A Lenda foi dirigido por um certo Riddley Scott mas acabou fracassando nos Estados Unidos com uma versão editada pelo estudio e não pelo diretor. Apesar disso, o filme protagonizado por Tom Cruise e Mia Sara acabou virando um cult, especialmente no Brasil como um “clássico” filme da sessão da tarde. Talvez, seja um filme que merecesse mais lembranças.

++ Leia também: O Enigma de Outro mundo tem o final explicado

No fim de A Lenda, o elfo Jack (Cruise) derrota o Senhor das Trevas, Darkness (Tim Curry), e resgata a princesa Lili (Mia). Ao saírem da caverna, eles testemunham a restauração da luz no reino, simbolizando o triunfo da bondade sobre o mal e o retorno da harmonia ao mundo depois que Lili, acidentalmente, atraiu os malignos duendes para perto dos unicórnios, pondo a bondade do mundo em risco. Quando a princesa nota que tudo foi restabelecido, questiona “foi tudo um sonho?”

No corte norte-americano, o final foi propositalmente ambíguo. Porém, a edição de Scott foi mais objetiva e mostra todos os personagens que Jack e Lili encontraram em sua jornada se despedindo deles sem que ela veja. Ou seja, apesar de suas lembranças falharem, tudo que o filme mostrou realmente ocorreu. Algumas pessoas acreditam que tudo seria um sonho porque não assistiram com este corte.

Por que A Lenda não fez sucesso comercial?

Basicamente, o filme custou mais do que arrecadou na bilheteria. Porém, é  bom lembrar que o filme possui alguns problemas comparando com outros sucessos da época. Embora o filme tenha um vilão que referencia o diabo, usa elementos de mitologia celta. Sem explicar exatamente como funciona este mundo acaba se tornando um pouco confuso como a trama precisa dos unicórnios, por exemplo. Assim como jamais vemos os pais da princesa Lili ou entendemos o quanto ela se afasta da sua vida no castelo. Mesmo o personagem de Cruise acaba ficando descaracterizado andando o tempo todo de cócoras e parecendo mais um tipo de Tarzan do que um elfo.

Jack, interpretado por Tom Cruise, é um elfo que parece mais um Tarzan em A Lenda
Jack, interpretado por Tom Cruise, é um dos problemas do filme de Riddley Scott: um elfo que parece mais um Tarzan em A Lenda

Filmes da mesma época como Feitiço de Aquila (Ladyhawke) trazem menos elementos, mas desenvolvem melhor seus personagens. Curiosamente, nem Mia, Cruise ou Scott costumam falar a respeito.

Se quer ler uma resenha de A Lenda, recomendamos esta do site Plano Critico.

Arquivos

Leia Mais
Titãs
Titãs: confira pôster da segunda temporada
Verified by MonsterInsights