Uma campanha foi lançada pela prefeitura da cidadezinha de Tangamandapio, com cerca de 27 mil habitantes, localizada no estado de Michoacán, no México, para garantir a desinfecção de suas ruas e prédio. E um dos alvos foi a estátua de Jaiminho (foto abaixo), o carteiro de Chaves, clássica série de TV exibida regularmente no SBT. Vale tudo contra a nova pandemia do novo coronavírus, o covid-19.
++ Doodle homenageia criador do “Chaves”
Distante das grandes metrópoles mexicanas, Santiago de Tangamandapio ganhou notoriedade e fama internacional graças a Raul Padilla, que interpretava Jaiminho e criou os bordões “Eu sou um tangamandapiano” e o tradicional “É que eu quero evitar a fadiga” em Chaves. Tudo sempre acompanhado com sua bicicleta que nunca foi visto andando.
Segundo dados do Conselho Nacional de Avaliação da Política de Desenvolvimento Social, 74,4% da população de Tangamandapio estão em situação de pobreza. O México registra, até o momento, cerca de 5.399 novos casos oficiais de covid-19. Há registro de 385 somente nas últimas 24 horas, segundo informações do jornal El Universal.
O país contabiliza 406 mortos em decorrência da doença.