Entendendo o final de ‘O Príncipe das Sombras’

Longa-metragem dirigido por John Carpenter deixou muitos fãs na dúvida do que significa seu final

Dirigido por John Carpenter, O Príncipe das Sombras é um filme de 1987 (ano que o Flamengo foi tetracampeão brasileiro) terror que mescla ciência e sobrenatural com a premissa de que Jesus Cristo seria um alienígena que, há alguns milênios, veio à Terra para ajudar a humanidade expulsando Satanás e ajudando a enclausurar seu filho em uma cabine mantida segura e em segredo pela misteriosa Sociedade do Sono, uma ordem católica que mantinha a substância que seria o próprio anticristo presa.

++ Entenda o final de Lamb

++ Entendendo o final de Não, não Olhe (Nope)

Na trama, um grupo de estudantes e seu professor (Victor Wong) que analisam o misterioso recipiente contendo uma substância verde e líquida em uma igreja abandonada enquanto tentam traduzir as inscrições que indicam instruções para manter o mal encarnado, que seria uma substância líquida e não um ser propriamente dito. Durante estes acontecimentos, dois estudantes têm um relacionamento amoroso: Catherine Danfort (Lisa Blount) e Brian Marsh (Jameson Parker). A lém disto, vários integrantes possuem pedaços do mesmo sonho que nunca termina, Tudo começa com uma frase “isto não é um sonho” avisando que aquilo é uma mensagem enviada do futuro por transmissão taquiônica para o passado com o objetivo de fazer com que os estudantes impedissem que acontecesse o que as imagens mostram. Porém, como todos estavam em um ambiente estressante o  sonho nunca se concluía ao ponto que não sabemos exatamente quando ou o que era.

Veja abaixo o sonho completo, que só é visto no final do filme pelo personagem Brian:

Como sabemos, quando o anticristo está prestes a  puxar Satã para nosso mundo e iniciar um novo apocalipse, Catherine se sacrifica e empurra a dupla para dentro do espelho mas entrando junto. Antes que ela tenha a chance de tentar sair, o espelho é quebrado para impedir que os demônios saiam e ela fica presa do outro lado para sempre. Seu sacrifício, permite que a humanidade sobreviva. Ou ao menos assim pensamos.

Triste pela sua perda, Brian acaba tendo o sonho completo que termina com a figura demoníaca saindo da igreja e ela tem o rosto de… Catherine! Ou seja, na busca por tentar impedir a passagem do demônio os estudantes apenas conseguiram providenciar o corpo pelo qual o próprio Satanás invadirá a Terra no ano de 1999 (então doze anos a frente do período do filme).

Embora Carpenter goste de finais ambíguos, o desfecho de O Príncipe das Sombras deixa bem claro que os personagens apenas adiaram o inevitável. E falharam na missão legada pela Sociedade do Sono. O filme faz parte do que fãs chamam de a trilogia do apocalipse do diretor, o que inclui também O Enigma do Outro Mundo (The Thing) e À Beira da Loucura (In the Mouth of Madness).

O Príncipe das Sombras está disponível no Prime Vídeo. Confira o trailer do filme abaixo:

Arquivos

Leia Mais
‘Rosa e Momo’ – história edificante com cara de Netflix