Druk – Mais uma rodada é um porre. Não é que o filme do diretor Thomas Vinterberg seja ruim ou irritante, mas é basicamente uma história sobre evitar a ressaca se mantendo bêbado. Sim, alguém realmente quis contar esta história.
++ Oscars 2021: onde assistir cada filme?
O enredo fala sobre quatro professores de uma escola em uma pequena cidade da Dinamarca, que decidem testar uma teoria: ser mais feliz com um mínimo de álcool no sangue constantemente. Protagonizado por Mads Mikkelsen (Polar), esta jornada seria mais interessante aos olhos sul-americanos se fosse mais preocupada em se constatar a vida bizarramente confortável que o magistério dinamarquês possui. Poucas aulas com direito a barcos, casa própria e degustações de vinho. Dá uma certa confusão que, obviamente, não é culpa de nenhum país escandinavo. Ou talvez tenha, se considerarmos a relação econômica entre o desenvolvimento do primeiro e do terceiro mundo.
Vinterberg é um diretor interessante e promissor. Sua indicação ao Oscar de melhor filme internacional com Druk, parece confirmar isso. Ao mesmo tempo, é difícil não relacionar a nomeação com uma campanha de marketing bem feita com um filme bom, mas muito abaixo de outros que acabaram de fora como Bacurau. Seria um privilégio branco-europeu?
Enfim, o maior problema de Druk não é bem sua direção, roteiro ou atuações (Mikkelsen está muito bem com direito a uma dança que já nasce clássica). É uma história de quatro homens brancos, em um país cheio de privilégios em relação ao resto do mundo e que parte de uma premissa sem muito sentido. Você pode supor como esse tipo de conflito deve soar fora da Dinamarca.
A piada de evitar a ressaca ficando bêbado constantemente já deve ter percorrido o mundo, mas só na Dinamarca isso valeu um ingresso no cinema. De qualquer forma, é um debate imprescindível tanto em um país com tantas mortes por álcool e que vive num regime que é sinônimo de estabilidade quanto em um país como o Brasil em que ficar bêbado parece estar relacionado a ver o Jornal Nacional. Só deve ser bem melhor viver esse problema sem se preocupar com as demais questões da vida.
Nota: 7
Druk está disponível nas plataformas Now, Vivo Play, Sky Play, iTunes/Apple TV, Google Play e YouTube a partir do dia 16 de abril. O longa-metragem já estreou nas salas de cinemas brasileiras.