Dathomir, o mundo das irmãs da noite, acaba sendo o cenário que Thrawn e seu exército encontram para se reagrupar em Ahsoka. Mas você sabe o que é este planeta, espécie de âncora e epicentro das energias sombrias da Força? Além de ser o planeta natal da subespécie Dathomiriana de Zabraks, Dathomir é onde o lado sombrio da Força exerce uma presença assustadora, favorecendo o surgimento de poderosos seres que usam o lado sombrio como Darth Maul, nascido no planeta, e as Irmãs da Noite além do Clã das Mergulhadoras de Coral Azul, a Montanha Cantante e o Rochedo Uivante.
++ Leia também: onde Ahsoka encontrou Anakin?
++ Quem são os deuses de Mortis?
Em um passado nem tão remoto, as Irmãs comandavam um grupo de guerreiros Dathomirianos conhecidos como os Irmãos da Noite, que também eram usados como consortes. Durante os eventos da animaçao Clone Wars, ocorrem vários confrontos em Dathomir graças à bruxa Mãe Talzin e seu rival, Darth Sidious. Este embate culmina na destruição de quase todas as Bruxas da Noite. Asajj Ventress, uma Irmã da Noite treinada também por Conde Dookan. Ela retorna à Mãe Talzin após ser traída por seu mestre mas em busca de vingança, Dookan comanda a destruição das Bruxas pelas mãos do General Grievous. Poucas sobrevivem, incluindo Merrin e Morgan Esbelth (Diana Lee Inosanto).
Há muito tempo atrás… Em Dathomir
Foi também em Dathomir que a Jedi Allya, supostamente exilada pela ordem, ensinou às mulheres dathomirianas os caminhos da Força, dando origem às irmãs. Já explicamos esta origem por aqui. O planeta aparece pela primeira vez na terceira temporada de The Clone Wars, mas já foi citado em quadrinhos, games e livros da série.
O final de Ahsoka indica que o planeta das irmãs vai ganhar muito mais destaque nas próximas produções Star Wars. Fique ligado no POPOCA para saber mais.