Injustamente ignorado no Oscar, Vidas Passadas é um dos filmes mais bonitos de 2024 e, definitivamente, um drama que todo imigrante ou pessoa que teve um amor de infância deveria assistir. Disponível no Amazon Prime Video, o filme não conquistou nenhuma estatueta e teve somente duas indicações. Não deixe de assistir baseado nisso. A produção escrita e dirigida por Celine Song acaba sendo um história sensível sobre os rumos que nossas vidas tomam.
++ Leia também: Indicado a cinco Oscars, ‘Ficção Americana’ é grata surpresa
O “Vidas Passadas” do filme (Past Lives) é baseado em um conceito sul-coreano de que nos conhecemos em vidas passadas e se vivemos um amor nesta é porque é um sentimento desenvolvido ao longo de nosso caminho espiritual. Vale lembrar que boa parte do filme conta com falas em coreano.
Nora (Greta Lee) e Hae Sung (Teo Yoo) são dois “namoradinhos” de infância que acabam se separam quando a família de Nora decide sair da Coréia do Sul e se mudar para a cidade de Toronto, em busca de crescimento profissional. Vinte anos depois, os dois amigos se reencontram pela internet e, depois, em Nova York e vivenciam uma semana fatídica enquanto pensam no rumo que suas vidas tomaram e o que podem retomar daqui para frente.
Vidas Passadas tem muitos elementos de uma comédia romântica, mas não é uma. Com atuações incriveis e um ritmo adequado, o filme consegue contar uma história universal com dois personagens sul-coreanos que se encontram no Ocidente. Todo mundo tem uma história dessas e dói reconhecer que jamais saberemos as respostas de algumas e que talvez nossa vida seja muito menos romântica do que nosso “eu” do passado admitiria. Talvez não exista “um” grande amor mas varios pelo caminho e daremos sorte se acharmos um e desenvolvermos nossa vida com ele. Ou talvez a sorte seja aceitar que passaremos a vida inteira procurando por um. Ou talvez, vidas inteiras.
A dupla Christopher Bear e Daniel Rossen assina a belíssima trilha sonora do filme.
Nota: 10
Confira o trailer de Vidas Passadas: