A gente já falou por aqui: por causa de Thundercats, nos anos 80, cerca de 80 meninas foram batizadas de Cheetara nos Estados Unidos. Mas e no Brasil? Como será que os nomes dos Thundercats influenciaram brasileiros?
++ Por que o filme dos Thundercats nunca aconteceu?
Se o nome da velocista de Thundera não tem a mesma popularidade, o líder dos Thundercats é um nome bem mais socialmente aceito por aqui. “Lion” foi escolhido para nomear 653 brasileiros, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E a maior parte delas nasceu… Nos anos 90! Olho no gráfico:
Se nos anos 80, houve 166 pessoas batizadas como o dono da Espada Justiceira, na década seguinte foram 253! Já dez anos depois, a tendência segue alta com 209 pequenos “Lions”. A diferença tem relação com anos que ainda não foram incluídos no sistema do IBGE.
Com isso, Lion é o 11.052º nome mais popular do Brasil e é mais encontrado por densidade populacional (uma vez a cada cem mil habitantes) em Amazonas, com uma taxa de 0.55. A conta aumenta significativamente quando pesquisamos por “Laion”. As menções aumentam para 1776 pessoas! Confira o gráfico por década:
A frequência por densidade populacional de “Laion” é de 2.13. Alguns até relativamente famosos, como o jovem zagueiro do time de futebol sub-19 do Botafogo de Ribeirão Preto, do interior de São Paulo. Será que ele conhece o desenho animado com essa idade? Vale lembrar que ele não é o único, como prova o simpático ponta-direita Layon, que atualmente está sem clube. Será que teria alguma chance de alguma equipe reunir estes dois atletas em um mesmo time? Estamos torcendo por um hooooo, ou melhor, goooool. Mas e quanto aos outros nomes de Thundercats e seus heróicos personagens? “Infelizmente”, descobrimos que Cheetara (assim como as eventuais variações “sheetara”, “chitara” ou “xitara”) não aparece nenhuma vez no gráfico.
Ao mesmo tempo “Tygra” também não está lá, mas e quanto a… “Taigra”? Bom, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) há 82 brasileiros com esse nome, que é a tradução exata da pronúncia do nome em inglês. Duvida? Use a sua visão além do alcance no gráfico abaixo:
Se nos anos 80, apenas 24 pessoas foram batizadas dessa forma, na década seguinte tivemos 45! O Rio Grande do Sul registra a maior frequência por densidade populacional com 0.18! Variações como “Taygra” ou “Thaigra” não foram encontradas assim como os nomes “Panthro” (ou “Pantro”), Willykit e Willycat (com as devidas variações).
Mesmo os vilões parecem não ter vez como Lion, Laion e “Taygra”. Não encontramos nenhuma menção a “Mun-ra” ou qualquer um dos mutantes (Escamoso, Simiano e Chacal). Talvez porque nenhum deles seja em inglês? De qualquer jeito, ser um Thundercat pode ser só uma questão do nome certo.