Como ‘Stranger Things’ pode ajudar a Netflix superar crise?

Estatísticas da série indicam que ela pode fazer plataforma recuperar assinantes

Há três anos, um estudo divulgado pela Variety, revelou como Stranger Things, que estreia sua nova tempora esta semana, é importante para a Netflix. Se muita gente ainda pensa em audiência como simplesmente a quantidade de pessoas que assistem uma produção para a plataforma de streaming há impactos maiores. Mas quais seriam esses dados que se igual ou superam aos tradicionais de audiência em um momento que a empresa cancela produções e perde assinaturas?

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De acordo com a pesquisa da Cowen & Co, empresa de Wall Street, 13% de antigos usuários do Netflix voltaram para a plataforma para assistir a terceira temporada. Ou seja, mais de dez por cento de usuários que haviam cancelado suas assinaturas resolveram voltar a pagar a mensalidade da plataforma (que já não é mais tão barata) somente para ver Stranger Things. Vale lembrar que a produção é exclusiva do streaming e que esses dados correspondem apenas aos Estados Unidos.

Na época da pesquisa, mais de 40 milhões de usuários assistiam ao seriado e 18 milhões já haviam terminado. E ainda havia 51% dos atuais usuários planejam assistir à nova temporada e quase 5% dos consumidores de streaming que não eram assinantes da Netflix planejavam se inscrever. 13% dos ex-assinantes disseram ainda que planejam retomar a assinatura. A pesquisa foi feita com 2500 consumidores americanos e se torna ainda mais importante em 2022 quando a empresa avisou aos acionistas que perdeu 200 mil assinantes, diminuindo o tamanho da sua base pela primeira vez em anos. Há quem culpe a pirataria (como sempre), o aumento de preços da plataforma, a entrada de cada vez mais concorrentes neste mercado e até mesmo a guerra da Ucrânia, já que os serviços na Rússia foram suspensos em represália. Neste último caso, porém, a Netflix foi lançada em território russo há cerca de um ano apenas.

Maior plataforma de streaming do mundo, a Netflix viu o setor de streaming ganhar uma forte concorrência nos últimos anos. Além de altos investimentos da Apple+Amazon Prime Video e Disney+, a plataforma também ganhou a concorrência da HBO Max e Star+. Vale lembrar que há ainda disputas regionais como no Brasil, onde a Globoplay segue investindo forte em produções nacionais e aumento do seu catálogo.

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