Originalmente conhecida como Capitão Planeta & Os Planetários, o desenho exibido na TV Globo era uma produção que talvez seja menos falada do que deveria. Afinal de contas, desde a diversidade étnica e de países nos protagonistas passando até pelo cuidado em seu background cultural, foi mais global do que boa parte dos desenhos que vemos hoje.
++ Cinco coisas em Thundercats que ninguém mais lembra
A produção americana-canadense, estreou nos anos 90 nos Estados Unidos sob a batuta de Ted Turner (criador da TNT e CNN). Mesmo após seu cancelamento em 1996, manteve uma fundação que recruta jovens para defender o meio ambiente: a Captain Planet Foundation.
Please come to Brazil
A série teve seis temporadas com 113 episódios, sendo a segunda mais longa da década de 90. Mas no Brasil nem metade passou na TV aberta nos anos 90 e, apesar do enorme sucesso, ficamos por aí. Será que ninguém traz o resto das temporadas para cá?
Top Gun
Tom Cruise acertou em ser a voz original do Capitão Planeta e… Gravou seis episódios! Por algum motivo desconhecido, desistiu e o dublador David Coburn regravou tudo. Coincidência ou não, Martin Sheen gravou a voz de um dos vilões: o matreiro!
Ursaleste
A produção do desenho, começou pouco antes da queda da União Soviética e as duas primeiras temporadas citavam que a russa Linka vinha da União Soviética, mas depois foi alterada para… o Leste europeu! Ainda sobre a personagem: muita gente acredita que seu nome era uma referência a Laika, a cachorrinha que voou até o espaço.
Os novos planetários?
A America do Sul (Brasil), do Norte (EUA), a Europa (Rússia), Ásia (Tailândia) e África (Gana) eram os continentes representados nos personagens. A Oceania ficou de fora, o que poderia servir para novos enredos em um filme ou nova temporada da animação. E se considerassem a Antártida como continente?
Sétimo dia
O africano possuía como nome Kwame, que se trata de uma alcunha dada a todos os meninos que nascem aos sábados em Gana. Alguém fez o seu dever de casa…
Mesma patente
O visual do Capitão Planeta foi inspirado no… Capitão Átomo, da DC Comics. Dá para notar a semelhança?
Pela união de seus poderes…
O conceito de unir os poderes de jovens heróis para criar um personagem bem mais poderoso veio do… Falcão Psi! O Falcão Psi era uma versão reencarnada de Emmet Proudhwak, mentor de cinco jovens com poderes psíquicos. Ao colocarem as mãos no amuleto de seu falecido mestre, geravam uma poderosa criatura com trajes indígenas e asas e seus próprios poderes mentais!
++ Cinco coisas sobre She-Ra que você precisa saber
A equipe era conhecida pelo gibi Força Psi, do alternativo Novo Universo Marvel, que acabou durando pouco tempo. Menos do que o Capitão Planeta, inclusive.