Caverna do Dragão é um desenho animado muito amado no Brasil e no mundo ao adaptar Dungeons & Dragon para a TV. O que pouca gente sabe é que muitos escritores da série tinham tanto talento que seguiram fazendo muito sucesso depois que a animação terminou. É mole?
++ Leia também: Por que o Thundercats original foi cancelado?
Entre os roteiristas famosos da série está Mark Evanier, criador da série cômica Groo (ao lado de Sergio Aragonés) e da animação Garfield e seus amigos. Ele foi responsável pela premiada biografia sobre Jack Kirby: Kirby, Rei dos Quadrinhos. Além do gato preguiçoso, Evanier também trabalhou na animação Homem-Borracha e Scooby-Doo.
Paul Dini, conhecido por trabalhar em Batman: A Série Animada, também seguiu fazendo sucesso depois de escrever as aventuras de Hank & cia assim como Steve Gerber, falecido em 2008. Gerber foi um aclamado escritor em séries Marvel e boa parte de seu trabalho sobrevive nos cinemas como em Guardiões da Galáxia. Já Karl Geurs, costuma ser creditado como principal escritor, e repetiu o sucesso na animação Ursinho Puff.
Com três temporadas, Caverna do Dragão foi lançado entre 1983 e 1985, fazendo sucesso no Brasil por anos posteriores em reprises na rede Globo. Na trama, seis amigos adolescentes são transportados para um mundo de fantasia em que precisam lutar contra o poderoso Vingador na esperança de retornar para casa. A trama contava com elementos do RPG Dungeons & Dragon, que batizou a produção, incluindo as armas dos personagens principais. Ao contrário do que muitos boatos da internet afirmavam, o desenho animado jamais produziu seu último episódio.