Capa do single Shy Moon, regravação de 2025 feita por Ritchie e Caetano Veloso

Caetano Veloso e Ritchie reunidos novamente em regravação de ‘Shy Moon’

Após a versão original de 1984, do álbum 'Velô' de Caetano, os cantores refizeram o dueto em novo arranjo

Em entrevista concedida em 1984, Caetano Veloso comentou que não pensava mais em compor músicas em inglês. Queria deixar para trás essa fase, fruto da época de seu exílio, durante a ditadura militar, quando morou alguns anos em Londres. Provêm dessa época do exílio composições como London London (a mesma que virou depois um mega sucesso na versão do R.P.M.), Maria Bethânia e Nine Out of Ten.

Foi uma grata surpresa, pois, quando Caetano gravou a música “Shy Moon”, décima faixa do seu álbum Velô. Em entrevista ao Jornal do Brasil, ele declarou que resolveu compô-la em inglês porque estava se sentindo sozinho. Seria um desabafo, mas evitando que a pessoa que estava lhe causando aquele sofrimento soubesse do conteúdo (“ela não sabe inglês“, confessou Caetano na matéria). Sua insegurança com relação à qualidade da canção foi superada pela defesa ardorosa feita por Vinícius Cantuária; seu amigo e compositor do sucesso Lua e Estrela.

Cópia digitalizada de matéria do Jornal do Brasil em que Caetano Veloso fala do seu álbum "Velô", de 1984
Entrevista que Caetano Veloso concedeu ao Jornal do Brasil falando de “Velô”, espetáculo que deu origem ao álbum homônimo de 1984 – Fonte: Blog Caetano Veloso… En Detalle.

Falando ainda sobre “Shy Moon” e sua insegurança de compor em inglês, Caetano também declarou:

“Eu fiz canções em inglês quando eu estava em Londres. Fora ‘Nine Out of Ten’ eu acho que nenhuma tem uma beleza que justifique. A língua inglesa tem milhões de canções maravilhosas, não precisa de mim. E eu não preciso da língua inglesa, porque eu tenho a língua portuguesa, que eu trato bem quanto posso. (…) Quem me deu certeza de que eu iria gravar no disco foi o Ritchie. Ele foi assistir ao show em São Paulo e ele é inglês. Ele viu o show e adorou, sobretudo essa canção, achou a letra linda e quis gravar comigo.”

41 anos após a gravação original, que foi trilha sonora da novela “Um Sonho a Mais”, Ritchie e Caetano se reencontraram. E repetiram o dueto em uma nova versão da música.

Caetano aprovou a nova versão. E disse: “O arranjo novo em 6/8 elevou o nível de beleza da canção. E o tratamento que Ritchie deu com a voz e a flauta fez o resto”.

Arquivos

Leia Mais
Os Infiltrados
Filmes para o ministro Sérgio Moro assistir