Desde que Bridgerton estreou na Netflix em dezembro de 2020 tem sido um grande sucesso. Parte da fama se deve por beber da fonte dos livros best-seller de Julia Quinn, publicados entre 2000 e 2013. E claro, por ser uma produção da bambambã da TV norte-americana Shonda Rhimes. Mas também por construir seu próprio universo de fantasia histórica, aliando o romantismo do século XIX com diversidade e representatividade.
++ Leia também: os escândalos bridgertonianos retornaram!
Porém, de todas as liberdades que a série da Netflix já tomou talvez a que mais surpreendeu os fãs foi a mudança na ordem das histórias. Principalmente os de longa data, que conheceram a família Bridgerton através dos livros. Para contextualizar melhor, vamos primeiro verificar a ordem dos livros e em que irmão cada um foca:
Cuidado! Spoilers a partir daqui!
-
O Visconde que Me Amava (Anthony)
-
Um Perfeito Cavalheiro (Benedict)
-
Os Segredos de Colin Bridgerton (Colin)
-
Para Sir Phillip, com Amor (Eloise)
-
O Conde Enfeitiçado (Francesca)
-
Um Beijo Inesquecível (Hyacinth)
-
A Caminho do Altar (Gregory)
-
E viveram felizes para sempre (Contos focados em cada membro da família)
Quem já assistiu a primeira parte da 3ª temporada pôde perceber que estamos conferindo o que seria a adaptação do quarto livro. A decisão, no entanto, foi divulgada ainda em 2022, logo da liberação da 2ª temporada e assim que começou a produção da 3ª. A showrunner Jess Brownell, que assumiu o posto até então ocupado pelo criador Chris Van Dusen, defendeu as escolhas feitas para o show. Em entrevista à Variety, ela disse:
“Eu realmente sinto que é a hora de Colin e Penelope. Como assistimos esses dois atores em nossas telas desde a primeira temporada, já investimos um pouco neles. Sabemos quem eles são como pessoas. […] Eu sinto que, especialmente na última temporada, há momentos de tensão entre eles onde é como se Colin quase percebesse que Penelope tem sentimentos por ele, mas não chega lá. Em vez de pisar na água nessa dinâmica, queríamos empurrá-la para a temporada deles. Realmente parecia o momento perfeito para começar. […] Bem, já diferimos um pouco dos livros porque somos um show conjunto. Os livros realmente se concentram em um par romântico de cada vez e talvez os irmãos tenham uma pequena participação especial aqui e ali, mas não têm histórias completas.”
E ainda em março de 2022 a produtora-executiva Shonda Rhimes declarou à Entertainment Tonight que a série não seguiria a ordem dos livros: “Há oito irmãos Bridgerton, então estamos planejando seguir as histórias românticas de cada um dos irmãos. Não estamos necessariamente indo em ordem, mas veremos cada um dos irmãos e suas histórias.”
É preciso entender e admitir, como espectadores, que na tela as coisas funcionam diferentes das páginas. Se nos livros focar apenas no romance de cada irmão com os demais fazendo apenas pequenas participações deu certo, é principalmente por serem livros leves. Mas a série precisou ser mais intricada, mostrando e desenvolvendo vários personagens ao mesmo tempo. Isso acrescenta o benefício de ver fatos que não vemos nos livros, e até personagens que não existem neles.
Sobre adiar o protagonismo de Benedict em prol de Colin e Penny, Brownell ressaltou à Entertainment Weekly em dezembro de 2023, após visualizar a temporada completa, que era o certo a fazer: “[Nós] realmente [estamos] conhecendo Pen e Colin. Temos observado a paixão de Pen e visto como Colin está alheio a isso. Essa é uma dinâmica que você só pode jogar por um certo tempo antes que algo mude. Este realmente pareceu o momento certo para se aprofundar no que foi estabelecido com eles. Do lado de Benedict, ele é um personagem tão divertido e favorito dos fãs que estamos muito animados para brincar com ele um pouco mais e deixá-lo se divertir mais antes de se acalmar.”
O próprio Luke Thompson, interprete de Benedict, pareceu não se importar em ser deixado para depois. Nem fazer questão de ser o próximo protagonista. Agora em maio ele disse ao Country and Town House que: “Seria bom dar ao personagem uma exploração completa, seria muito divertido, mas a forma como o show funciona – é um show de grande conjunto. Desde que me sejam dadas coisas interessantes para fazer, eu realmente não me importo.”
Sobre quem será a próxima temporada ainda não existem informações concretas. A produção já começou, mas as gravações não têm data prevista. Em abril, Brownell garantiu à Refinery29 que “estavam se certificando de escrever o melhor roteiro possível antes de iniciar a produção”. E no mesmo mês, insinuou ao TV Insider que “há algumas pistas no final da 3ª temporada de para onde estamos indo”. Nos resta confiar no processo e continuar assistindo.