Se Adolescência é uma minissérie de tragédia e drama purinha, Assassinato na Casa Branca é outra minissérie Netflix que vai no extremo oposto. Ainda que a tragédia esteja até no título, a produção é suco de entretenimento do melhor que a plataforma de entretenimento pode oferecer. É como se Bridgerton encontrasse Sherlock. Não é a toa que a Shondaland, produtora de Shonda Rhymes, produz The Residence (o nome original), criada por Paul William Davies (Scandal).
++ Leia também: Adolescência é a minissérie do ano. Ou da década
Seguindo o estilo Whodunit (Quem Fez Isso?), a minissérie de oito episódios aborda a misteriosa morte de A. B. Wynter (Giancarlo Esposito, que está maravilhoso como de hábito), governanto da Casa Branca. Encarada como um suicídio, o caso é rapidamente enquadrado como crime de assassinato pela genial detetive e consultora Cordelia Cupp (Uzo Aduba, numa atuação digna de Emmy).
Assassinato Na Casa Branca talvez não tivesse uma trama para oito episódios, mas o ritmo do texto de Davies combinado a atuações poderosas de um elenco afiado garante a atenção. Na verdade, não é nada difícil você se pegar torcendo por uma nova reviravolta para que a produção não acabe. Especialmente pelo charme/anticharme de sua protagonista. Uma autêntica detetive com dificuldades sociais de aturar um mundo de suspeitos que não acompanha seu raciocínio afiado.

Como Cupp entra na trama depois que Wynter, Aduba e Esposito não atuam nas mesmas cenas. È uma pena porque ambos roubam toda a atenção quando protagonizam suas sequências de tirar o fôlego e isso em um elenco que não tem falhas e conta com gente graúda omo Randall Park (Wandavision) e Bronson Pinchot (Um Tira da Pesada).
Davies faz uma grande homenagem as adaptações televisivas de Agatha Christie de mãos dadas com os diretores Liza Johnson e Jaffar Mahmood. Assassinato Na Casa Branca adapta o livro de Kate Andersen Brower The Residence: Inside the Private World of the White House. Da apresentação do crime até a inevitável cena de explicação da conclusão, a minissérie não perde o tom. É uma produção de acertos memoráveis e fica a torcida para que Cordelia Cupp reapareça em mais histórias.
Nota: 10
Confira o trailer de Assassinato na Casa Branca:
Assassinato na Casa Branca está disponível na Netflix.