Hoje é dia 1 de abril, dia da mentira. Apesar de estarmos na era das fake news, sempre foi comum que farsas difundidas fossem repetidas tantas vezes que até… Viravam fato. Afinal, era comum ter sempre aquele amigo na rua que jurava que tinha visto aquele episódio que nunca existiu ou lido uma História em Quadrinhos imaginária.
++ Cinco coisas em Thundercats que ninguém mais lembra
Listamos cinco destas mentiras deslavadas para você. Confira:
MacGyver ensinou a construir uma bomba?
Esta foi mais comum nos Estados Unidos. Havia um rumor constante que em certo episódio de MacGyver – Profissão Perigo era possível aprender… A construir uma bomba! A razão é porque na época que a série foi exibida dois adolescentes norte-americanos conseguiram criar uma bomba que acabou explodindo, matando um deles.
O sobrevivente garantiu que aprenderam tudo vendo um episódio da série. Porém, nunca houve um capítulo com este tutorial. Era pura mentira!
O Batman é homossexual?
Não que isso lá importe muito, mas a coisa começa a ficar estranha quando esta afirmação vinha acompanhada do fato do Homem-Morcego ter um ajudante adolescente. Na verdade, o Robin sempre foi uma forma de aproximar os leitores, crianças e adolescentes, de um personagem adulto.
Porém, quando Fredric Wertham publicou A Sedução do Inocente, usou as histórias em quadrinhos e o Cavaleiro das Trevas como um exemplo insano de homossexualidade e pedofilia. Mais ou menos como algumas pessoas fazem hoje em dia com o termo equivocado “ideologia do gênero”, cunhado em um artigo conservador sem nenhum embasamento científico.
Peppa Pig faz mal ao cérebro?
De acordo com a Superinteressante, esta mentira bizarra surgiu em um blog espanhol que chegou a inventar que havia um estudo de Harvard comprovando esta afirmação bizarra. Não há informação de nenhuma pesquisa da universidade norte-americana, fonte número de um de estudos que as fake news inventam pelo seu renome, envolvendo o desenho animado. Além disso, nenhuma animação infantil distorceria ou criaria males cerebrais.
O que pode afetar o desenvolvimento infantil, claro, é deixar a criança muito tempo em frente a TV. Mas isso qualquer adulto responsável já sabe.
O Corvo mostra a morte de Brandon Lee
Como muita gente sabe, Brandon Lee, filho de Bruce Lee, morreu durante as filmagens de O Corvo. A morte foi causada por um tiro acidental, que deveria contar balas de festim mas foi carregado com balas reais. Como uma cena destas aparece no filme, muita gente pressupôs que se tratava da que matou o ator, mas é tudo mentira. Os produtores não teriam tanto mal (ou mau) gosto e tudo o que você viu no filme é ficção.
Uni é o demônio?
Mesmo com o início da internet no Brasil nos anos 90, ainda dava muito trabalho explicar para adultos e jovens que o desenho animado Caverna do Dragão não era uma alegoria. A animação, que adaptava o RPG Dungeons & Dragons com personagens do nosso mundo, foi vítima de uma fake news bizarra em que todos haviam morrido e estavam no inferno.
Uni seria um demônio que sempre os impediria de voltar, o que não é lá muito verdade. E o Mestre dos Magos seria… O próprio rei do inferno! Tudo comprovado no suposto último episódio da saga, que jamais foi ao ar mas alguém sempre conhecia o primo de um amigo que tinha visto. Todos os criadores desmentiram esta mentira mais de uma vez. Mas não adiantou completamente e até hoje há quem repercuta esta bobagem por aí…