‘Alien: Romulus’ é um filme de fã para fãs da franquia

Repleto de referências, filme repete formulas e é pouco original em relação aos dois primeiros

Fede Alvarez parece ter realizado um sonho ao dirigir Alien: Romulus. Entusiasta da franquia, conseguiu a benção de Riddley Scott (diretor de Alien 1, Alien: Prometheus e Alien: Covenant) e de James Cameron (Aliens: O Resgate) na história que quis contar e que se passa cronologicamente entre os dois primeiros filmes com Ellen Rippley (Sigourney Weaver), mas com personagens totalmente novos e jovens. Não precisa pensar muito para entender que se trata de un renascimento da franquia, confirmado por ser a bilheteria melhor sucedida desde Aliens.

++ Leia Também: A Substância nasce (e se discute) como clássico

Enquanto vasculham os restos de uma estação espacial abandonada, um grupo de jovens colonos espaciais se depara com a forma de vida mais aterrorizante do universo. Rain (Cailee Spaeny, de Guerra Civil) e o andróide Andy (David Johnson) se veem como irmãos, mas talvez seus novos amigos não pensem da mesma forma apesar de terem o mesmo objetivo: deixarem um planeta sem oportunidades, para participar da colonização de outro com mais potencial.

Alien: Romulus respeita os filmes anteriores e o Game Alien: Isolation com a reverência de um fã. O tênis de Rippley aparece no pé de um dos personagens assim como a principal arma parece uma prévia das que os personagens de Aliens usam. Da mesma forma, cenario e fotografia emulam os filmes de Cameron e Scott. Alien: Romulus é um filme que sabe seu lugar nessa franquia, mas acaba repetindo fórmulas e parece pouco original. Alguns “sustos” são quase previsiveis e não seria exagero dizer que o filme tem uma estrutura muito parecida com a de Alien. Parece que depois de Alien 3, dirigido por David Fincher, os produtores querem menos ousadia e mais repetição.

Nesse sentido, talvez os melhores momentos do filme estejam no dócil andróide Andy, que conta com Johnson em uma atuação interessante. O relacionamento com Rain parece ser a grande energia criativa da trama e o filme cai na mesmice quando isso sai de cena. Fica a expectativa para vermos novamente esse tipo de interação.

Nota: 7.5

Assista ao trailer legendado de Alien: Romulus:

Arquivos

Leia Mais
The Mandalorian: personagem de ‘Clone Wars” entra na série
Verified by MonsterInsights