Em entrevista à Vogue, a atriz Fernanda Torres falou sobre Ainda Estou Aqui, filme brasileiro que pode vencer pela primeira vez o Oscar na categoria melhor filme estrangeiro. A propria Fernanda é uma fonte concorrente à estatueta de melhor atriz com a dura concorrencia de estrelas como Nicole Kidman, Angelina Jolie, Julianne Moore e Tilda Swinton. Premiado como melhor roteiro pelo Festival de Cinema Italiano e pelo voto popular do Festival Internacional de Cinema de Vancouver, a produção adapta o livro de mesmo nome de Marcelo Rubens Paiva, publicado em 2015, é dirigido por Walter Salles.
++ Leia também: Billy Zane vira Marlon Brando em trailer de Waltzing With Brando
“Sou uma atriz diferente depois desse filme”, afirmou Fernanda. Ainda Estou Aqui conta a história de Eunice Paiva (Fernanda), que passou a vida batalhando por justiça para o marido, o ex-deputado Rubens Paiva (Selton Mello), torturado até a morte em 1971 e dado como desaparecido pela ditadura militar. “Cheguei num patamar a que eu nunca tinha chegado, mesmo. De honestidade, no representar, de ser, no cinema”, celebrou a atriz durante o New York Film Festival. A indicação ainda não aconteceu, mas o cinema mundial parece encantado pelo filme.
“Se essa indicação chegar a acontecer, num filme pequeno em comparação com a indústria de cinema internacional, falado em português, já considero isso como um Oscar ganho! Meu nome está nas shortlists [listas de pré-indicados], e só de você estar nelas, é um milagre. O Oscar não é a fronteira final. O grande prêmio de um filme é fazer o filme. E quando ele chega nas pessoas, no mundo, aí é inacreditável”, comemora.
Ainda Estou Aqui pode ser visto nos cinemas brasileiros. Confira o trailer do filme: