Releituras dos contos de fadas estão em voga. E embora os grandes favoritos de escritores e roteiristas para essa tarefa sejam os protagonizados por princesas, de vez em quando surgem versões bem irreverentes de outros personagens. Como fã de contos de fadas e releituras, resolvi conferir os irmãos João e Maria como espiões na animação russa em língua inglesa Agência Secreta de Controle de Magias.
A proposta é inovadora: Em um reino mágico, o Rei (Marc Thompson) é sequestrado dois dias antes de seu aniversário. Para resgatá-lo, a Agência Secreta de Controle de Magias designa sua melhor agente, Maria (Sylvana Joyce). Mas para encontrar um supercriminoso ela precisará da ajuda de alguém que pense como um. Então seus superiores ordenam que ela trabalhe junto com seu irmão João (Nicholas Corda), que ganha a vida como charlatão. E agora os irmãos, que não se falam há anos, precisam se entender e reconquistar a confiança um do outro.
Expectativas podem ser uma grande porta para frustrações. Esperava que a tal “agência secreta” fosse algo semelhante ao que vemos em Animais Fantásticos e Onde Habitam, spin off de Harry Potter. E embora o design do prédio da agência seja inspirado em Hogwarts, fica só a referência a saga mesmo. Já que nem secreta ela é, funcionando como uma polícia que fiscaliza e regula o uso da magia.
Apesar dos criadores do filme afirmarem que idealizaram a trama para ser algo para a família, acaba que o apelo é muito maior para crianças. É verdade que adultos podem se divertir procurando easter eggs e referências, como a presença do Um Anel no acervo de itens mágicos da agência. E existem coisas que só adultos perceberão, como o conceito da vilã Ilvira (Erica Schroeder) ser inspirado numa tese de Vladimir Lenin. Porém, a trama e estilo de humor adotado são bem infantis. O que a exclui do grupo de animações que os adultos reveem porque querem.
Mas o filme tem seus méritos. Com direção de Aleksey Tsitsilin, é a primeira animação em 3D produzida na Rússia. Levou três anos para ser desenvolvida e foi considerada pioneira em qualidade. Além disso, permaneceu no Top 10 de vários países (e mundial) por duas semanas após a estreia na Netflix em 25 de março. Então só pelo fato de ser uma animação feita fora do grande circuito americano, vale a pena conferir Agência Secreta de Controle de Magias.
Nota: 7
Confira o trailer: